Aplicativos

Guia completo para produtividade no Telegram

Quer ganhar mais produtividade no Telegram? Então venha conosco por este giro pelas principais funções do mensageiro: configure do seu jeito e conheças as particularidades do mensageiro.

Ninguém quer depender de apenas uma empresa ou fornecedor de serviços, você precisa diversificar e ganhar habilidades para dominar várias ferramentas de comunicação.

Produtividade no Telegram: use grupos e canais

O Telegram é uma ferramenta famosa por facilitar a troca de informações, para turbinar a sua produtividade no Telegram, você precisa entender as formas mais eficientes de se comunicar com grandes públicos, conhecendo a diferença entre grupos e canais:

  • Os grupos podem ser pequenos, para se comunicar e compartilhar com amigos, familiares ou pequenas equipes, mas podem crescer até uma comunidade de 200.000 membros;
  • Os canais são ilimitados e um contador de visualizações mostra quantas pessoas viram uma determinada mensagem.

Para gerenciar esse número de pessoas, sugiro que você:

  • Configure se os novos membros terão ou não acesso às mensagens anteriores;
  • Nomeie administradores e controle o seu poder;
  • Fixe mensagens importantes no topo da tela para que todos leiam.

Outras poderosas funções do Telegram

Poder se relacionar com o público e equipes em canais ou grupos do Telegram é sem dúvida um recurso matador. Porém, em canais com grande volume de mensagens, o Telegram brilha por possuir ferramentas que permitem encontrar conteúdos específicos.

  • Histórico unificado: você pode editar as suas mensagens após enviar, ou apagá-las para todos;
  • Busca instantânea: encontre uma mensagem filtrando por autor;
  • Pesquisa universal: se não souber onde pode estar uma determinada coisa, digitar a sua consulta no campo de pesquisa universal para obter resultados instantâneos dos contatos, chats, grupos, nomes de usuário ou mensagens;
  • Apenas notificações importantes: silencie o grupo e receba notificações apenas quando você for diretamente mencionado ou alguém responder às suas mensagens;
  • Mensagens fixadas: os administradores podem fixar quaisquer mensagens no topo do chat e forçar a notificação de todos os membros do grupo, mesmo que eles ignorem outras mensagens;
  • Ferramentas de moderação: configure um a um os poderes dos administradores e determine quem pode apagar mensagens em massa, permitir o ingresso de novos membros ou fixar mensagens importantes;
  • Permissões do grupo: bloqueie o envio de mensagens de determinadas pessoas do grupo;
  • Compartilhamento de arquivos: ao contrário do WhatsApp, você pode enviar e receber qualquer tipo de arquivos com até 2 GB cada um, além de poder acessá-los imediatamente em todos os seus dispositivos.

Como criar um grupo no Telegram?

Você pode facilmente criar um grupo usando o Telegram em qualquer plataforma:

  • No iOS, inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e, depois, em “Novo Grupo”;
  • No Android, toque no ícone de lápis circular na lista de chats e, a seguir, em “Novo Grupo”;
  • No Telegram Desktop ou no seu navegador, clique no botão do lápis na aba de menus no canto inferior esquerdo e em “Novo Grupo”.

Você pode adicionar os seus contatos ou qualquer outra pessoa que use o Telegram, pesquisando pelo “nome de usuário”. Importante considerar as regras da LGPD ao adicionar contatos, para não ter a conta banida.

Para convidar diversas pessoas para um grupo no Telegram, basta enviar um link de convite: vá para “Info do Grupo”, toque em “Adicionar Membros” e, em seguida, em “Convidar via link”. Se quiser, você pode revogar um link para que ele deixe imediatamente de funcionar.

Use respostas, menções e hashtags para manter o grupo ordenado e a comunicação eficiente em grandes comunidades. O Telegram também oferece ferramentas personalizadas de comunicação através de bots.

Adicione outros administradores

Se você precisa de mais braços e cérebros para gerenciar um grupo, você pode adicionar outros administradores e definir as permissões que eles terão; para isso:

  • No iOS, abra o grupo e toque na foto no canto superior direito, na “Info do Grupo” toque em “Editar” e, a seguir em “Administradores”;
  • No Android, vá para “Info do Grupo” abrindo o grupo e tocando sobre o nome do grupo no cabeçalho, em seguida, toque no ícone de lápis no canto superior direito e em “Administradores”;
  • No Telegram Desktop ou no seu navegador, abra o grupo e clique no símbolo “…” no canto superior direito, em seguida, clique em “Gerenciar grupo” e “Administradores”.

Envie arquivos via Telegram enormes sem problemas

O Telegram é um mensageiro baseado em nuvem com sincronização contínua, permitindo que você acesse suas mensagens em vários dispositivos simultaneamente, incluindo tablets e computadores.

Você pode compartilhar um número ilimitado de fotos, vídeos e arquivos de qualquer formato (doc, zip, mp3, etc.) com até 2 GB cada um. Mas não se preocupe, se você não tiver espaço para armazenar todos esses dados no seu dispositivo, você pode mantê-los somente na nuvem.

Você não está restrito ao compartilhamento apenas dentro do Telegram: qualquer arquivo que você receber no Telegram pode ser encaminhado via e-mail ou por outros aplicativos, abrindo o arquivo e tocando no botão “Compartilhar”.

Ajuste as opções de segurança

O Telegram dá suporte a duas camadas de criptografia segura. A primeira é usada nos chats na nuvem, isto é, os chats privados e os grupos, conhecida como criptografia cliente-servidor, impedindo que os dados possam interceptados ou decifrados pela sua operadora, pelos proprietários dos roteadores das redes Wi-Fi às quais você se conecta, cibercriminosos ou até mesmo o governo.

No entanto, os chats secretos utilizam uma camada adicional de criptografia cliente-cliente, onde todos os dados são criptografados, sejam textos, mídias ou arquivos. Essa criptografia também é conhecida como de “ponta a ponta”, pois somente a outra pessoa tem acesso ao conteúdo.

Repare que no WhatsApp, tudo vem com essa criptografia por padrão e, no Telegram, somente os chats secretos. Mas, o Telegram é um projeto de código aberto em grande parte, permitindo que especialistas analisem a segurança da criptografia, enquanto o WhatsApp possui código fechado e ninguém tem acesso ao seu código e criptografia.

Os desenvolvedores do Telegram também alertam para a conveniência de:

  • Bloquear o seu smartphone com um PIN, senha ou digital;
  • Um cuidado extra pelo acesso não-autorizado no Telegram Web;
  • Ativar a verificação em duas etapas indo para as “Configurações”, “Privacidade e segurança” e, em seguida, “Verificação em Duas Etapas”;
  • Configurar um timer de autodestruição das mensagens;
  • Definir um e-mail de recuperação para a sua conta para o caso de você esquecer a sua senha (lembre-se de usar uma senha forte também na sua conta de e-mail);
  • Desaconselham fazer root no seu Android ou jailbreak no seu iPhone, pois permitem que terceiros obtenham mais facilmente o controle total sobre o seu dispositivo.

Utilize os Chats Secretos

O Telegram permite dois tipos de mensagens: os chats padrão que ficam armazenados nos servidores da empresa, permitindo que você os acesse a partir de vários dispositivos, e os chats secretos, criptografados de ponta a ponta e que não são armazenados nos servidores do Telegram.

  • No iOS, abra um chat, toque no nome do contato na parte superior, na opção “Mais” e, a seguir, “Iniciar bate-papo secreto”;
  • No Android, abra o chat, toque na foto do contato e no menu de três pontos no canto superior direito, escolha “Iniciar Chat Secreto”. Outra forma é deslizar da esquerda para a direita para abrir o menu e então tocar em “Iniciar Chat Secreto”;
  • Não é possível iniciar um Chat Secreto a partir do Telegram Desktop ou no seu navegador. 

As mensagens dos Chats Secretos não podem ser encaminhadas e, ao apagá-las, o Telegram solicita ao outro lado do chat secreto para que as apague também e não há limite para criar Chats Secretos com um mesmo contato.

Não é possível criar um “grupo secreto”, pois não existe um Chat Secreto para grupos, apenas para conversas individuais. Lembre-se de que os Chats Secretos só estão disponíveis no dispositivo onde foram iniciados, se você sair da sua conta no Telegram, perderá todos os Chats Secretos daquele dispositivo específico.

Você também pode configurar um tempo de validade para as mensagens, elas são automaticamente destruídas de ambos os dispositivos, sendo que o timer é acionado no momento em que a mensagem é exibida na tela do destinatário. Assim que o tempo acabar, a mensagem desaparece de ambos os dispositivos. Para configurar o timer de autodestruição, faça o seguinte:

  • No iOS, toque no ícone de um relógio na caixa de texto e, depois, configure o limite desejado;
  • No Android, toque neste mesmo ícone na barra superior e selecione o tempo de validade da mensagem;
  • No Telegram Desktop ou no seu navegador, clique no menu hambúrguer do canto superior esquerdo, depois escolha “Privacidade e Segurança”, “Autoexcluir Mensagens” e escolha o período.
Produtividade no Telegram — Autoexcluir mensagens
Produtividade no Telegram — Autoexcluir mensagens

Lembre-se de que a autodestruição só será aplicada a novas mensagens, não às anteriores.

Personalize a aparência

Cores não são detalhes: fazendo os ajustes corretos de contraste e ergonomia, algumas das combinações podem melhorar a sua produtividade no Telegram, sem falar do conforto visual. Então, ajuste o tema ou cor da interface quanto antes:

  • No iOS, em “Configurações” e, a seguir, em “Aparência”;
  • No Android, vá para “Configurações” e toque em “Configurações de bate-papo”;
  • No Telegram Web, clique no ícone com três traços no canto superior esquerdo (menu hambúrguer), ajuste o “Modo noturno”, se preferir e, em “Configurações” toque em “Configurações de chats” para escolher o seu tema favorito.

Silencie contatos e grupos

À medida que você participa de grupos e canais, receber notificações de cada mensagem pode se tornar irritante ou uma perda de produtividade no Telegram. Para silenciar grupos e chats:

  • No iOS, toque no nome do contato ou grupo na parte superior da tela e escolha “Silenciar”, escolhendo o período de silêncio ou desabilitando as notificações para sempre;
  • No Android, toque no botão do menu hambúrguer no canto superior direito de qualquer chat e escolha “Silenciar notificações”, optando pelo período a seguir;
  • No Telegram Desktop ou no seu navegador, entre num chat ou grupo, clique nos três pontos do canto superior esquerdo e escolha “Ativar som” ou “Silenciar”.

Compartilhe a sua localização

Se você deseja que alguém acompanhe onde você está, compartilhe a sua localização abrindo um chat, tocando no botão de um “clipe de papel” e escolha “Localização”.

Você pode compartilhar a sua localização selecionando manualmente um ponto no mapa ou escolhendo um local próximo numa lista, ou pode compartilhá-la ao vivo.

O que fazer se o seu celular for roubado

É um momento triste que desejo nunca acontecer com você e, ainda que não esteja diretamente ligado à produtividade, queria aproveitar para dar algumas dicas sobre o que fazer caso o seu smartphone seja roubado.

O Telegram não coleta nenhuma informação a seu respeito além do número do seu telefone. Infelizmente, se o seu celular for roubado, a única forma de ter acesso à sua conta é através de outro dispositivo onde você tenha habilitado o aplicativo.

Se você tiver acesso ao Telegram noutro dispositivo

  • Vá para “Configurações”, “Privacidade e Segurança” e ative a “Verificação em Duas Etapas” para impedir o acesso à sua conta tendo somente o seu número de telefone;
  • Em “Configurações”, “Dispositivos” (ou “Privacidade e Segurança” e, a seguir, “Sessões Ativas”) e encerre a sessão do Telegram no dispositivo roubado, evitando que o ladrão abra o aplicativo sem saber a sua senha;
  • Entre em contato com a sua operadora e peça bloqueio do seu chip SIM;
  • Caso você mude o seu número de telefone, vá às “Configurações”, toque no número do telefone e o alterar para o novo.

Se você não tiver acesso ao Telegram noutro dispositivo

  • Em primeiro lugar, entre em contato com a sua operadora e peça bloqueio do seu chip SIM;
  • Ao receber um novo chip SIM com o número antigo, faça login no Telegram, vá para “Configurações”,  “Dispositivos” (ou “Privacidade e Segurança” e, a seguir, “Sessões Ativas”) e encerre a sessão do Telegram no celular antigo.

Suporte do Telegram

O atendimento de usuários do Telegram é feito por voluntários e você pode solicitar suporte no aplicativo indo para as “Configurações” e escolhendo a opção “Faça uma pergunta”).

Caso você não esteja conseguindo entrar em sua conta, use este formulário e no canal oficial em português, o @TelegramBR, você recebe dicas de uso e informações sobre novas versões.

É legal saber como melhorar a própria produtividade no Telegram, esse aplicativo multiplataforma, de código aberto e com várias funções pioneiras ou exclusivas.Você também pode receber dicas como esta, além de aprender mais sobre tecnologia inscrevendo-se no nosso canal Diolinux Labs no YouTube!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!