A Microsoft busca evoluir cada vez mais a experiência de uso de seu sistema operacional, seja com parcerias ou simplesmente facilitando algumas áreas de seu sistema, como a distribuição de aplicativos em sua loja.

De alguns anos para cá, a Microsoft Store evoluiu consideravelmente, trazendo cada vez mais aplicações interessantes para os usuários, seja através de WebApps do Microsoft Edge, aplicações Android e até mesmo aplicações .msix.

Recentemente, a equipe do GIMP anunciou uma novidade para os seus usuários que utilizam o sistema da Microsoft, que agora podem baixar o GIMP através da Microsoft Store de forma oficial.

Uma nova forma para instalar o bom e velho pacote GIMP oficial

O GIMP é um software multiplataforma bastante conhecido no mercado de design e criação, utilizado por criadores multimídia ao redor do mundo, seja por projetos que estão iniciando no mercado ou até grandes veículos de mídia, como o blog Diolinux e o canal Coisa de Nerd.

Através dele, você pode criar thumbnails, artes para suas redes sociais e diversos trabalhos visuais de forma 100% gratuita independente de seu sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou macOS.

O GIMP já estava disponível para os usuários de Windows há bons anos através de download direto em seu site oficial, facilitar ainda mais a instalação do software ele foi adicionando na Microsoft Store.

image 37

Não aceite “imitações” 

Ao procurar pelo GIMP na Microsoft Store, você provavelmente irá encontrar outras versões publicadas do famoso software gratuito para download, inclusive algumas delas inclusive são pagas. Porém, agora temos a versão original do software.

Bem, vender o GIMP (ou distribuí-lo reempacotado por outro desenvolvedor) não é  ilegal, mas, vale dizer que utilizar estas versões não oficiais do software podem trazer problemas como uma má experiência de usuário, roubo de recursos de CPU e até mesmo malwares.

Por este motivo, é interessante tomar cuidado com a versão que você está instalando em seu computador e procurar pela versão original do software irá te garantir mais segurança e comodidade.

image 12

Limitado, porém funcional

Os desenvolvedores do GIMP estão trabalhando com um equipe de desenvolvedores da Microsoft para melhorar cada vez mais o software neste canal de distribuição.

Até o momento, ele é um aplicativo desktop tradicional e mesmo instalando o software através da loja, ele continua utilizando de forma silenciosa o mesmo instalador disponível no site do projeto.

O lado bom é que facilita para a equipe manter a experiência do usuário, porém, diferente de outras aplicações da Microsoft Store, ele não receberá atualizações automáticas, mas isto deve mudar em breve.

Você pode realizar a instalação do GIMP procurando por ele na Microsoft Store ou acessando este link direto para a loja.

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste