O Krita é um dos mais reconhecidos softwares de ilustração digital, utilizado por desenhistas entusiastas e profissionais para realizar seus projetos, totalmente open source e disponibilizado de forma gratuita na internet.

Recentemente, a equipe do projeto anunciou o lançamento do Krita 5 que oferece aos usuários uma série de correções de bugs, melhorias na interface, novos pincéis e até mesmo uma versão para o macOS.

A maior e mais significativa atualização do Krita

Segundo os desenvolvedores, o Krita 5 é a maior e mais significativa atualização que o software já viu. Isso se deve ao fato de que diversas áreas do aplicativo tiveram aprimoramentos.

Diversos recursos que existiam nos softwares foram melhorados e uma série de novos recursos foram adicionados ao Krita 5 para que os artistas possam soltar sua criatividade e  trabalhar ainda mais livremente.

image 6

Algumas das mudanças que temos no software são:

  • Sistema de recursos aprimorado;
  • Gradientes mais suaves;
  • Mecanismo de manchas de cor reescrito;
  • Novo mecanismo MyPaint;
  • Aprimoramentos na maioria das ferramentas principais, camadas, texto, predefinições, etc;
  • Adição do HUD através do atalho ctrl+enter.

Um software perfeito para animações

Se você trabalha para um estúdio de animação ou gosta de criar curtas com seus desenhos, o Krita 5 pode ser um grande aliado, já que nesta versão, recebeu diversos aprimoramentos para animações.

Dentre os recursos incluídos, temos a clonagem de quadros e máscaras de transformação animadas, além de um editor de storyboard animado que irá te ajudar a esboçar e planejar diversos projetos animados.

image 5

O Krita 5 também possui um gravador embutido que permitirá a você capturar suas sessões de desenho, que podem render ótimos timelapses para o TikTok ou até mesmo vídeos no YouTube.

Utilizando o Krita 5 em seus projetos

Caso você queira iniciar no mundo da ilustração digital, ou deseje utilizar um software gratuito para seus projetos, o Krita 5 é uma ótima opção, já que além de versões para Linux e Windows, ele adicionou o suporte ao mac OS em seu último lançamento.

Embora ele seja um software open-source gratuito, você pode comprá-lo em plataformas como a Epic Games Store, Microsoft Store e App Store por um valor simbólico para auxiliar no financiamento do desenvolvimento do aplicativo.

image 11

Para utilizar o Krita 5 em sua máquina, basta acessar o site oficial do projeto e realizar o download do instalador. Caso você utilize Linux, vale dizer que o software possui versões em Snap, Flatpak e AppImage.

Você conhecia o Krita? O que achou desta nova versão? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Spot o app do Spotify para Linux
Continue lendo

Spot o app do Spotify para Linux

O Spot é um cliente Spotify desenvolvido pela comunidade Linux que oferece aos usuários uma interface simples para ouvir suas músicas favoritas.
Como instalar o AnyDesk no Linux
Continue lendo

Como instalar o AnyDesk no Linux

O AnyDesk é um poderoso software de assistência remota, muito utilizado em empresas. Aprenda como instalar o AnyDesk no Linux.