Simplenote, o seu próximo aplicativo de anotações?

Simplenote, o seu próximo aplicativo de anotações?

A cada dia que se passa, várias aplicações em diversos nichos são criadas, elas podem variar  de jogos a editores complexos de imagem e código. É muito comum termos uma ideia para criar algo, que vá desde um pequeno site até algo inovador, e podemos simplesmente “perde-lá” se esquecemos de anota-lá.

Atualmente, existem diversos aplicativos de anotações disponíveis para download, que possuem as mais diversas funções, como, por exemplo, o Notion. Porém, muitas pessoas podem não precisar de várias funções, mas apenas de um aplicativo simples com o intuito de criar notas.

Se esse for seu caso, o Simplenote é a solução perfeita para você! Quer saber o porquê? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Simplenote.

Uma solução simples!

Desenvolvido pela Automattic Inc, a empresa por trás do WordPress, o Simplenote promete ser um aplicativo de anotações simples, capaz de sincronizar entre seus dispositivos através de um e-mail ou uma conta WordPress.

O aplicativo é multiplataforma e possui versões para Linux, iOS, MacOS, Android e Windows, além de oferecer uma opção Web, caso você não queira instalar mais uma aplicação em seu sistema. 

Por que usar o Simplenote?

Com as diversas soluções de aplicativos de anotações, como o Notion, Evernote, Google Keep e várias outras, você deve estar se perguntando, porque adotar o Simplenote? Quais os diferenciais que ele trará em meu workflow?

Como dito acima, ele foi pensado para ser simples e não traz tantas funções quanto outros aplicativos de anotações. Porém, mesmo sendo simples, ele pode te surpreender e muito.

Sua interface é bastante coesa e minimalista, ajudando a evitar distrações com inúmeros botões em sua tela. Além disso, sua sincronização é bastante precisa e rápida, para que você não perca tempo para continuar editando de qualquer lugar.

Simples, mas com Markdown

O Markdown é uma linguagem que está sendo bastante utilizada ao redor do mundo para categorizar e deixar seus textos mais organizados. Por ser fácil de aprender, ele se torna uma mão na roda na hora de criar artigos e conteúdos escritos.

É bem simples utilizar o Markdown em uma anotação, basta ativar a opção na nota. Se você estiver utilizando o Android, basta clicar nos três pontinhos e selecionar “Markdown”.

photo 2021 01 28 12 56 15

Se você estiver utilizando a versão Web, basta clicar no botão de informações e selecionar “Markdown”.

print

Publicando suas notas

Por ser desenvolvido pela mesma empresa do famoso CMS WordPress (Content Management System, ou em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), a Automattic decidiu trazer uma função, para que você possa criar pequenas postagens através do Simplenote.

publicar

Caso você queira compartilhar suas notas com amigos e familiares, é possível publicá-los com um link próprio para enviar através de redes sociais. Utilizando um pouco de Markdown, é possível criar pequenos artigos que futuramente podem vir a se tornar seu próprio blog.

O quão poderoso pode ser o Simplenote?

Se for bem utilizado, o Simplenote pode ser uma ferramenta de produtividade incrível e indispensável para você, e pensando nisso, temos um curso no Diolinux Play onde te ensinamos a utilizar todo o potencial do aplicativo.

Caso você ainda não conheça, o Diolinux Play é uma plataforma de assinatura, onde por apenas R$ 19,99 (dezenove reais e noventa e nove centavos), você tem acesso a cursos, palestras e os Diocasts gravados ao vivo em formato de vídeo e já editados.

Além do curso de Simplenote, temos alguns cursos já postados e todos com  certificado de conclusão. Conheça um pouco mais sobre a plataforma:

Mesmo que você não possa assinar o serviço, crie uma conta no Diolinux Play e desfrute de nossos cursos gratuitos.

play

Você já conhecia o Simplenote? E o Diolinux Play? Pretende testá-los? Deixe sua resposta para a gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Kdenlive 19.08.2 chega com várias melhorias
Continue lendo

Kdenlive 19.08.2 chega com várias melhorias

Contrário ao que é dito por algumas pessoas em seus artigos internet a fora, os softwares e aplicações nas distros Linux recebem atualizações com novidades e correções com bastante frequência. Principalmente quando se trata das grandes empresas e comunidades por trás das principais distribuições Linux.
Top 3 melhores apps de captura de tela no Linux
Continue lendo

Top 3 melhores apps de captura de tela no Linux

Há quem prefere simplesmente fazer uma captura de tela, entretanto, outros usuários querem mais. Tem horas que uma mera ilustração não resolve, e você terá que “desenhar” para que o outro não fique com dúvidas. Quase soa como aquele ditado “você quer que eu desenhe?”. Nesses momentos, uma ferramenta com mais recursos é uma boa solução.