Nos escritórios do Google, a tensão está no ar. A empresa acaba de oferecer um programa de saída voluntária para os funcionários da equipe de Android e Pixel nos Estados Unidos. Enquanto isso, uma atualização obrigatória para o Pixel 4a tem deixado muitos usuários frustrados com um smartphone que, ironicamente, deveria ter sua bateria melhorada.
Pede pra sair!
Se você trabalha no Google e está na equipe de plataformas e dispositivos, parabéns: você agora tem a opção de sair com uma compensação financeira. A iniciativa faz parte de um “programa de saída voluntária”, uma forma sutil de dizer que, se não sair agora por bem, pode acabar saindo depois por mal. Mas quem permanecer, que seja “seja profundamente comprometido com a missão”.
O comunicado veio de Rick Osterloh, vice-presidente sênior da divisão, destacando que a reorganização das equipes de Android e hardware feita no ano passado trouxe “tremendo impulso” à companhia. No entanto, parece que esse “impulso” também envolve reduzir custos.
A estratégia pode fazer sentido do ponto de vista financeiro. O Pixel, apesar de estar crescendo, ainda está longe dos números de Apple e Samsung. Além disso, a base técnica do Pixel e do Android já está toda montada, num momento onde o principal é construir algo sobre o que já está feito. Ademais, o hype do momento está na IA, setor que, pelo menos até o agora, segue a todo vapor na empresa.
Um presente de grego para o Pixel 4a
Enquanto os funcionários decidem se ficam ou se vão, os donos do Pixel 4a estão se perguntando por que, após anos sem atualizações, o Google decidiu mexer justamente agora no aparelho.
A empresa lançou um update do Android 13 para o dispositivo, prometendo melhorar a estabilidade da bateria. Mas o que alguns usuários receberam foi um autêntico desastre: bateria drenando rapidamente, carregamento mais lento e um indicador de carga impreciso.
As redes sociais estão cheias de queixas, e como se isso não fosse suficiente, a solução do Google para os afetados também não ajudou muito. O que você prefere: um crédito de US$ 100 na Google Store para comprar outro dispositivo ou um pagamento direto de US$ 50? Além disso, há um serviço gratuito de substituição da bateria, mas apenas para um grupo seleto de usuários em países escolhidos.
A ironia é que, se o Google quer que sua equipe de hardware “seja profundamente comprometida com a missão”, talvez melhorar a experiência dos consumidores fosse um bom começo, em vez desse belo tropeço.
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