Nesta semana, houve um significativo vazamento de dados da infraestrutura interna do Slack da Disney, totalizando 1,2 TB de dados internos, sobretudo de comunicação interna da equipe de TI, incluindo mensagens, arquivos, código-fontes e outras informações proprietárias. O grupo de ativistas hacker NullBulge assumiu a autoria e sua motivação é combater a substituição de empregados por soluções tecnológicas.
Eles anunciaram seu feito em fóruns e no X, declarando que quase 10 mil canais foram vazados, incluindo todas as mensagens e arquivos que conseguiram pegar. Dessa forma, eles teriam informações sobre projetos que nunca foram ao público com imagens, códigos e até mesmo alguns links internos e logins.
Aparentemente, todos os arquivos foram compartilhados abertamente no site do grupo e a motivação não teria sido o dinheiro. Com tantos dados disponíveis, quem tiver coragem de baixar, poderá trazer notícias bombásticas sobre a gigante de mídia. Entendamos mais sobre o caso.
NullBulge, um grupo de ativistas hacker
Neste ano, a mídia norte-americana passou por polêmicas e greves, com a ameaça de substituição de funcionários por IAs. Embora as IAs ainda não consigam substituir perfeitamente uma pessoa, ela pode empoderar pessoas com trabalho de menor valor agregado, substituindo funcionários experientes por uma alternativa mais barata.
Declaradamente, o NullBulge é um grupo de ativistas hacker que supostamente atacam apenas a quem cometer o que eles chamam de “pecados”:
- Promover criptomoedas;
- Criar arte utilizado inteligência artificial;
- Criar campanhas de arrecadação fraudulentas.
Eles dizem ter a missão de proteger artistas pelo mundo contra o roubo e pela justa compensação por seu trabalho. Com isso, seus hacks não visariam o lucro, mas pressionar empresas utilizando alguma forma de vingança, ou uma visão particular de justiça.
O portal Stack Diary abriu um pouco dos dados compartilhados, encontrando uma vasta gama de informações sobre a Disney, inclusive dados financeiros, e-mail trocados e documentos salvos. Um dos documentos era de 11 de abril de 2024, contendo uma árvore de centenas de documentos, incluindo uma demonstração sobre a estrutura operacional interna da Disney.
Mais de 50 mil imagens foram detectadas no vazamento, incluindo figuras trocadas durante a comunicação cotidiana dos funcionários, com informações sensíveis sobre projetos em andamento e dados de desenvolvimento. Também vazaram informações sobre funcionários, incluindo e-mail, fotos e endereço residencial.
Uma vez que o vazamento foi distribuído abertamente, aparentemente não há a possibilidade de negociação entre Disney e NullBulge. A empresa declarou que está avaliando a situação.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre o mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!