Em 20 de setembro, lançou o GNOME 45, a nova edição de uma das mais populares interfaces gráficas do mundo Linux. Dentre novas funcionalidades e mudanças no design, apresentamos 7 novidades do GNOME 45!
Botão de atividades

Após pesquisas, desenvolvedores do GNOME notaram que o botão “Atividades” não estimulava novos usuários a clicá-lo, sendo um obstaculo na curva de aprendizado. Sendo assim, decidiram remodelá-lo com formas geométricas representando a área de trabalho ativa. Sua função se mantém, mas um pouco mais útil e com aspecto atualizado.
Visual das aplicações no GNOME 45

Aplicações nativas do GNOME 45, como o Nautilus, as configurações e o Calendário, estão recebendo uma barra lateral esquerda ocupando todo o espaço da base ao topo. O menu principal das aplicações foi transportado para lá.
Gestor de arquivos Nautilus

Por aqui, na barra lateral também encontramos o balão de progresso em atividades como a descompactação de arquivos. A ferramenta de pesquisa torna-se capaz de buscar em pastas anteriores.
Novo visualizador de imagens

Loupe, o novo visualizador de imagens, cumpre seu dever, otimizado para o Wayland, conta com modo apresentação e navegação por pasta.
Outro aplicativo de câmera
O clássico Cheese foi substituído pelo Snapshop, adaptado ao novo visual, mas com menos ferramentas, como ajustes de imagem e controles de captura.
Indicador de câmera
Com o novo ícone de câmera à direita da barra, você fica sabendo quando alguma aplicação está mantendo a webcam ligada.
O menu rápido do GNOME permite ajustar a retroiluminação do teclado.
6 novas aplicações no GNOME Circle
Aplicações aprovadas no GNOME Circle recebem mais atenção, junto ao GNOME 45, seis softwares se uniram ao círculo:
- Telegraph, tradutor de código morse;
- Cartuchos, lançador que reúne toda a sua biblioteca de jogos;
- Ear Tag, editor de tags em arquivos de áudio;
- Paper Clip, permite editar metadados de documentos PDF;
- Forge Sparks, emite notificações do Git;
- Impressão, cria pendres para inicialização e instalação de sistemas operacionais.
Para utilizar o GNOME 45, ele deve ser disponibilizado por sua distro. A próxima edição do Fedora e do Ubuntu apresentarão o novo GNOME.