Conheça 3 gerenciadores de pacotes do Windows
No mundo Linux, estamos acostumados com a praticidade dos gerenciadores de pacotes, mas normalmente, no Windows, utilizamos a loja de aplicativos, ou precisamos buscar o instalador em algum site às vezes não muito confiável. Hoje vamos te apresentar 3 gerenciadores de pacotes do Windows que podem melhorar a sua experiência na obtenção de softwares!
Chocolatey – Um dos gerenciadores de pacotes do Windows mais tradicionais
Nascido em 2011, o Chocolatey tem uma grande comunidade, incluindo mais de 500 empresas que ajudam a ampliar seu repositório, oferecendo uma ampla variedade de pacotes prontos para serem instalados. Para instalar o Chocolatey, você precisa abrir o PowerShell com permissões de administrador e liberar a instalação de pacotes de terceiros com o comando:
Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process
Depois disso, precisa copiar e colar o comando que eles fornecem na página de instalação disponível no site para o terminal. A sintaxe do Chocolatey é muito simples e similar aos outros gerenciadores, para instalar um pacote basta usar o comando:
choco install nome-do-pacote
Scoop – Possui uma grande biblioteca
Este é um pouco mais recente, o Scoop surgiu em 2014 e já conta com mais de 5 mil pacotes, apesar de ter muita coisa popular, vários pacotes são variações de um mesmo programa, o que infla este número, ainda assim, ele oferece muitas opções interessantes.
Para instalar o Scoop, você deve abrir o PowerShell sem permissões de administrador e executar os seguintes comandos disponibilizados na página do projeto:
Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -Scope CurrentUser
irm get.scoop.sh | iex
A sintaxe para utilizar o Scoop é praticamente a mesma do Chocolatey, mas substitui o termo “choco
” por “scoop
”.
Winget – O gerenciador oficial
Dentre os gerenciadores de pacotes que estamos apresentando, o Winget é o mais recente, lançado em 2021. Ele é um projeto oficial da Microsoft e já está incluso nativamente no Windows 10 e 11, sendo assim, não precisa instalar nada,a não ser que tenha acabado de instalar o sistema e ele ainda não tenha feito todas as atualizações necessárias, nesse caso, precisa abrir a loja de aplicativos e atualizar o instalador de programas.
Sua sintaxe é a mesma dos anteriores, usando o termo de chamada “winget
”, mas o principal defeito do Winget é a necessidade de repetir a sintaxe inteira quando for instalar vários pacotes com um mesmo comando.
Se você usa o macOS e também quer um gerenciador de pacotes, temos a solução!
Você conhecia algum desses gerenciadores de pacotes do Windows? Tem algum outro que recomenda? Deixe nos comentários e interaja com os membros do fórum Diolinux Plus!