Instalar o Arch Linux nunca foi fácil para iniciantes, demanda algum estudo e paciência para conseguir ter esta distro altamente personalizável no seu computador, mas em troca, você aprenderá muito sobre como os sistemas operacionais funcionam. Entretanto, se você só quer fazer uma instalação fácil, rápida e ainda assim personalizada do Arch Linux, pode recorrer ao Arch Install.
O Arch Install é uma biblioteca baseada no terminal, feita pela própria equipe do Arch Linux, que permite instalar o sistema de forma guiada, entretanto, em atualizações recentes os desenvolvedores adicionaram um passo extra à instalação que acabou quebrando a maioria dos tutoriais da internet. É algo simples, mas ainda assim essencial para que tudo funcione.
Qual é o passo extra do Arch Install?
Não se preocupe, o nosso tutorial sobre como instalar o Arch Linux pelo Arch Install ainda funciona, mas antes de tudo, você precisa adicionar um comando extra:
sudo pacman -S archinstall
Depois disso, você pode seguir adiante com a instalação, sem problemas. Apesar do rebuliço gerado pelo passo extra, o Arch Install continua sendo aprimorado e passou por algumas correções recentes de bugs importantes, além de ter recebido novas funcionalidades.
BTRFS e modo offline
Ultimamente, os desenvolvedores do Arch Install têm se dedicado a aprimorar o particionamento e gerenciamento de disco durante a instalação, sendo assim, corrigiram a compressão BTRFS, que não estava sendo traduzida corretamente, arrumaram o bug em que alguns dispositivos NVMe não eram montados corretamente e adicionaram a função get_blockdevice_info, que coleta informações a respeito de dispositivos de armazenamento.
Além disso, não temos mais o problemas de duplicatas causadas pelo gerenciador de boot systemd-boot no arquivo /boot/loader/entries/entry.conf e a verificação da força da senha está menos agressiva.
Agora temos algumas novas funções:
- — version: Este é um atalho para o comando pacman -Q archinstall;
- — offline: desabilita checagens online durante a instalação;
- — no-pkg-lookups: desabilita a verificação de pacotes para não precisar de internet, o que também acelera o processo de instalação.
Por onde baixo o Arch Linux com o instalador Arch Install?
O Arch Install pode ser habilitado diretamente durante a instalação do Arch Linux, dessa forma, basta baixar a imagem do instalador do sistema, gravar em um CD, ou criar um pendrive bootável e iniciar no seu computador. Você também pode conferir a página do Arch Install no GitHub para saber mais sobre o projeto.
Você já utilizou o Arch Install? Conte-nos as suas impressões pelos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!