Vanilla OS 22.10 Review: imutabilidade e aplicativos em containers
O Vanilla OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu com foco em imutabilidade e aplicativos em containers. Além de usar Flatpak e suportar AppImages (possivelmente Snaps no futuro também), o sistema ainda conta com tecnologias relacionadas a imutabilidade, como o ABRoot, sistema de arquivos BTRFS e o APX, um gestor de pacotes que utiliza containers de outras distros populares, como o próprio Ubuntu, Arch Linux, Fedora e Alpine, para permitir que o usuário instale aplicativos de todos esses sistemas, de forma isolada.
O Vanilla OS também vem com um GNOME praticamente sem modificações, justificando o nome “vanilla”, e com a possibilidade de adição pontual de alguns apps populares, como o LibreOffice, o sistema pode ser tão carregado ou clean quanto o usuário desejar. Vale a pena entender melhor a premissa do Vanilla OS.
A distro é desenvolvida de forma comunitária pelos criadores do projeto Bottles, uma das melhores interfaces para o WINE atualmente. No vídeo de hoje, testamos o lançamento oficial do Vanilla OS, vimos o que os desenvolvedores fizeram de certo e o que ainda poderia receber de melhorias, além disso, fizemos benchmarks e comparamos lado a lado com os resultados do Ubuntu e de outras distros Linux.
Fique pode dentro das últimas novidades do mundo Linux assinando nossa newsletter semanal e acompanhando o nosso fórum!