A fundação que mantém o projeto do Krita anunciou que a Intel passou a ser um patrono ouro no Fundo de Desenvolvimento do Krita. O Krita faz parte do conjunto de aplicativos do KDE, ele é um estúdio de arte digital de código aberto para desenhos, texturas, pinturas e histórias em quadrinhos.
O que o Fundo de Desenvolvimento do Krita pretende fazer?
Há muito tempo que a Intel colabora com o projeto Krita, ajudando no código de multiprocessamento e de pintura HDR.
Esse novo patrocínio permitirá construir uma base de desenvolvedores mais estável, o Fundo de Desenvolvimento do Krita (Krita Development Fund) também contará com a tecnologia Intel Core Hybrid de 12ª geração dos poderosos processadores P-cores/E-cores e as GPU Intel Arc na criação dos novos recursos de pintura do Krita.
A Fundação Krita e a Intel estão trabalhando com os desenvolvedores do Chrome para garantir o suporte do novo formato de imagem JPEG-XL nos navegadores baseados no código Chromium. O JPEG-XL oferece compressão e qualidade de imagem significativamente melhores do que as imagens JPG normais, e passou a ser suportado pela versão 5.1 do Krita.
Por outro lado, a comunidade Krita irá colaborar na criação da documentação técnica de novas tecnologias de arte e pintura.
O fundo aceita doações para apoiar os desenvolvedores e a confecção de manuais e tutoriais para os usuários.
Intel: primeiro patrono “Corporate Goal”
A Fundação que gerencia o Fundo de Desenvolvimento do Krita divide os doadores em 7 níveis conforme o montante doado, a Intel está contribuindo com pelo menos 30.000 euros por ano para o projeto de código aberto.

A Intel é o segundo patrocinador corporativo do Fundo de Desenvolvimento do Krita, seguindo os passos da ASIFA-Hollywood, mas o primeiro da faixa “Corporate Gold”.
Onde baixar o Krita
Além de estar presente em diversos repositórios das distribuições Linux, o Krita também pode ser instalado via Flatpak ou Snap, e está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos do Windows e do Android.
Você já usou o Krita? Gostou do patrocínio da Intel a este projeto de código aberto?