FPS para jogar no Linux
Tecnologia

CS:GO, Apex Legends, DOOM, Overwatch: 7 jogos FPS para jogar no Linux ainda hoje!

Os jogos FPS (First-person shooter ou Tiro em primeira pessoa) são tradicionais no mundo dos games. Trata-se de um gênero centrado no combate com armas de fogo em que se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e o personagem do jogo fossem o mesmo observador.

Se você curte o gênero, faremos uma lista dos FPS para jogar no Linux hoje mesmo.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter Strike: Global Offensive ou, simplesmente, CS:GO, é um reboot do clássico Counter Strike lançado em 1999 que agitou lan houses Brasil afora.

Lançado no dia 21 de agosto de 2012, o Counter Strike: Global Offensive é um jogo de ação online desenvolvido pela Valve Corporation e pela Hidden Path Entertainment.

2022 03 07 10 54

O CS:GO é o quarto título principal da franquia e sua versão para Linux foi lançada em setembro de 2014, contando com conteúdo clássico de tiro, com versões retrabalhadas de mapas clássicos, novos mapas, personagens e modos de jogo.

O CS:GO roda nativamente no Linux e você pode jogá-lo gratuitamente através da Steam:

Borderlands 2

Borderlands 2 é um popular FPS de ficção científica com aspectos de RPG. O game foi desenvolvido pela Gearbox Software, que desenvolveu os demais jogos da série Borderlands publicado pela 2K Games e Telltale.

ss 8b1154bc507678f4a21fcc2d9083ef79a5db4e76

Embora os personagens do game anterior estejam presentes, o desenvolvimento da trama se foca em outros quatro heróis:

  • Salvador, um Berserker (ou Gunzerker) capaz de equipar duas armas ao mesmo tempo;
  • Maya, a Siren, uma das únicas Sirens restantes, tem poderes mágicos e elementais;
  • Zer0, um ninja, pode ficar invisível e é ótimo com armas a longa distância;
  • Axton, o Commando (ou comandante em tradução livre) que possui uma torreta que ele pode lançar e ela irá o ajudar em combate.

O Borderlands 2 roda nativamente no sistema do pinguim e é possível adiquiri-lo através da steam:

Overwatch

Overwatch é um jogo de ação em equipe que conta com um elenco diversificado de personagens. Desenvolvido pela Blizzard Entertainment e lançado em maio de 2016, o game se tornou um popular FPS online.

ana screenshot 002

Descrito como um “hero shooter”, Overwatch designa jogadores em dois times de seis, com cada jogador tendo liberdade em escolher mais de 30 personagens, conhecidos como “heróis”, cada um com um estilo de jogo único, dividido em três papéis gerais adequados ao seu objetivo.

2022 03 07 11 15 1

Você pode adquirir o Overwatch através do site oficial e jogá-lo no Linux através do Lutris:

AssaultCube

Embora o foco principal do AssaultCube seja o jogo online multiplayer, um modo single-player consiste em bots controlados por computador. Trata-se de um FPS de código aberto baseado no Cube que usa o mesmo motor, o Cube Engine.

ac mines CTF SMG large01

AssaultCube foi projetado para ser mais realista e orientado para a equipe do que o Cube, mantendo a jogabilidade acelerada e distinta do Cube. Em comparação com outros jogos, AssaultCube é mais lento que Quake, mas mais rápido que Counter-Strike. Existem duas equipes diferentes  chamadas respectivamente de “Cubers Liberations Army” (CLA) e as “Rabid Viper Special Forces” (RVSF).

https://www.youtube.com/watch?v=p0XcOfklmPU

O AssaultCube roda nativamente no Linux e é possível baixá-lo através do site oficial:

Doom Eternal

Desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks. Doom Eternal é o mais recente jogo da franquia. Sendo lançado em março de 2020, Doom Eternal é o quinto título principal da série Doom e a sequência de Doom 2016.

2022 03 07 15 14

Os jogadores mais uma vez assumem o papel de Doom Slayer, um antigo guerreiro que luta contra as forças demoníacas do inferno. O jogo continua a ênfase do seu predecessor no combate “push-forward”, encorajando o jogador a atacar inimigos agressivamente para adquirir saúde e munição.

Você pode adquirir o Doom Eternal através da Steam e jogá-lo no Linux utilizando a camada de compatibilidade Proton:

Xonotic

Xonotic é um FPS gratuito e de código livre, o game foi desenvolvido como um fork do Nexuiz e roda em uma versão fortemente modificada do motor Quake conhecido como DarkPlaces.

Xonotic 0.8.2 rocket

O jogo apresenta uma estética futurista, com mapas ambientados em cenários de alta tecnologia e no espaço. O jogo é executado no mecanismo DarkPlaces, suportando bloom, iluminação e sombra dinâmicas, mapeamento de deslocamento e renderização de alto alcance dinâmico.

Existem dezesseis modos de jogo diferentes em Xonotic, incluindo modos clássicos como deathmatch e “capture the flag”. Para desbloquear mais modos de jogo, os jogadores devem completar diferentes níveis. Para marcar pontos, os jogadores devem matar os inimigos usando armas futuristas enquanto completam os objetivos.

O Xonotic roda nativamente no sistema do pinguim e você pode fazer o download gratuitamente atravésś do site oficial do game:

Left 4 Dead 2

O grande diferencial de Left 4 Dead é que o jogo obriga a cooperação em equipe, para se manterem vivos, os sobreviventes precisam ajudar uns aos outros em pequenos atos de socorrismo,  tornando assim a passagem dos capítulos mais fácil. Para o lado infectado, estes terão de cooperar para impedir os humanos de prosseguirem.

O Left 4 Dead 2 é um FPS multiplayer cooperativo de survival horror. Trata-se da sequência do jogo ganhador de prêmios da Valve Corporation, Left 4 Dead. O jogo fez a sua estreia na E3 2009 em um trailer durante o evento de imprensa da Microsoft.

2022 03 07 19 31

O game envolve uma pandemia apocalíptica. Um misterioso patógeno começou a se espalhar pelo sul dos Estados Unidos levando os humanos infectados a se tornarem zumbis. Os quatro sobreviventes devem lutar contra a horda de infectados. Left 4 Dead 2 se passa no sul dos Estados Unidos, começando em Savannah, Geórgia e acabando em Nova Orleans, Louisiana.

O Left 4 Dead 2 roda nativamente no Linux e pode ser adquirido através da Steam:

Menção honrosa 

Apex Legends

O Apex Legends é um popular FPS online do gênero battle royale desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts. Ele completa a nossa lista como uma menção honrosa, pelo fato de ainda possuir alguns probleminhas relacionados ao sistema do pinguim.

apex legends s8 screenshot 55 16x9.jpg.adapt .crop16x9.818p

Há algum tempo, os desenvolvedores do Easy Anti-Cheat, utilizado como sistema anti-trapaça no Apex Legends, anunciaram suporte ao Proton. Recentemente, o game passou a rodar no Linux com a versão experimental do Proton na Steam. Porém, o suporte ao sistema do pinguim não foi oficialmente anunciado pelos desenvolvedores do game, com isso, ainda não é possível garantir por quanto tempo que o game funcionará no Linux ou que não há risco de ban.

Em Apex Legends, antes de uma partida, os jogadores formam esquadrões de dois ou três jogadores e selecionam personagens predefinidos com habilidades distintas, conhecidos como “Lendas”. No modo “Battle Royale”, até vinte esquadrões de três pessoas ou trinta duplas pousam em uma ilha e procuram por armas e suprimentos antes de tentar derrotar todos os outros jogadores em combate. A área de jogo disponível na ilha diminui com o tempo, forçando os jogadores a continuarem se movendo ou então ficarem fora da área de jogo, o que pode ser fatal. A última equipe viva ganha a rodada.

O Apex Legends roda no Linux via Proton e você pode joga-lo gratuitamente através da Steam:

E você aí, já experimentou um dos FPS que fazem parte da nossa lista ou algum outro que roda no sistema do pinguim? Qual game do gênero FPS é o seu favorito?

Um abraço, meus amigos.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
TecnologiaVídeo

Por que ainda não há uma boa integração de IA em distros Linux?

Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites