A algumas semanas o AlmaLinux lançou uma nova versão do sistema operacional no Microsoft Azure. Com isso o sistema operacional ficou disponível para Azure HPC (computação de alto desempenho) baseado no AlmaLinux OS 8.5.

Melhorias da versão AlmaLinux HPC
Nessa versão nova do AlmaLinux pode-se aproveitar as solicitações de ponta baseadas em CPU da série H e GPU da série N do Azure, com suporte a rede de baixa latência para alimentar todas as suas cargas de trabalho baseadas em nuvem, computação em grande escala, design de circuitos, análise dinâmica de fluidos, exploração de recursos naturais e muitas outras cargas de trabalho de HPC.
Estão incluídos drivers NVIDIA/Mellanox OFED, bibliotecas MPI baseadas em InfiniBand, como HPC-X e OpenMPI, tempos de execução de comunicação Libfabric e OpenUCX, bibliotecas AMD BLIS, FFTW e FLAME.
O que é HPC?
High-Performance Computing (HPC) ou em tradução livre, computação de alto desempenho é desenhada para processar grandes volumes de informações, em velocidades muito altas usando vários computadores e dispositivos de armazenamento.
Com essa nova versão do AlmaLinux HPC, que está utilizando a computação de alto desempenho, é possível pesquisar e achar respostas para algumas das maiores demandas em ciência, engenharia e negócios.
Para quais finalidades se usa o AlmaLinux HPC?
- Construir projetos mais rapidamente;
- Detecção farmacológica rápida;
- Pesquisas em doenças como câncer e Alzheimer;
- Otimizar análises de riscos financeiros;
- Potencializar os recursos de energia;
- Acelerar pesquisas e análises de dados.
Você já conhecia esse termo de computação de alto desempenho? Conhece o potencial que as aplicações desse poder de processamento pode realizar pelo bem comum?
Comente o que você pensa a respeito do AlmaLinux HPC e compartilhe o seu conhecimento também.
Obrigado pela leitura. E até a próxima!