AplicativosSoftwares

Notable: um editor de markdown rico em funcionalidades

A lista de aplicativos que tem suporte para arquivos em markdown é grande. Desde editores de código como VS Code e Atom, até editores de texto como Gedit e Kate conseguem abrir arquivos neste formato. O problema é que eles não foram pensados para este tipo de utilidade, então acabam não aproveitando todo o poder do formato.

Entram os editores de markdown

Dentro do mercado dos editores especializados em markdown, a competição é grande. Existem algumas opções que se destacam, como o Bear Notes e iA Writer, mas além de não serem multiplataforma, o preço é bem salgado.

O Notable é uma alternativa gratuita que está disponível para Windows, MacOS e Linux. Está em planejamento um aplicativo para dispositivos móveis e algumas funcionalidades extras que serão disponibilizadas através de assinatura, mas o aplicativo para desktop continuará grátis.

Funcionalidades do Notable

O Notable traz algumas funcionalidades que podem ajudar na produtividade. Entre algumas delas, podemos encontrar:

Zen Mode

Este modo esconde as barras laterais e permite que o usuário foque única e exclusivamente no texto, sem nenhuma distração.

Zen Mode do Notable

Editar múltiplas notas

O Notable também permite realizar ações em diversas notas de uma vez, podendo deletar vários arquivos, marcá-los como favoritos e até adicionar ou remover alguma tag.

É possível editar múltiplas notas no Notable

Split Panel

Ao editar um arquivo em Markdown, é utilizado uma série de símbolos que significam coisas diferentes. Para os usuários mais visuais, isso pode se tornar um pouco complicado: dentro de um arquivo markdown, uma imagem é simplesmente um comando, e os títulos e subtítulos nada mais são do que símbolos “#”. Para isto, existe a função de “Split Panel”, que exibe ao lado o resultado dos comandos de maneira visual.

É possível dividir a tela do Notable para verificar o texto com formatação

Modo noturno

Uma funcionalidade que certamente vai agradar uma grande parcela dos usuários é a possibilidade de ativar o modo noturno. Quem escreve durante a noite no escuro, ganhará um descanso a mais para os olhos.

Portabilidade

O Notable transforma todas estas páginas em simples arquivos .md salvos na pasta home do usuário. Com isso, a migração para um outro serviço se torna um trabalho simples, evitando a necessidade de usar maneiras obscuras para migrar os dados entre serviços.

O Notable também tem algumas outras funcionalidades como:

  • Lista de tarefas;
  • Página de dicas com comandos de Markdown;
  • Possibilidade de separação de arquivos em pastas diferentes;
  • Importação de notas do Evernote ou Boostnote;
  • Exportação para HTML e PDF.

É possível realizar o download do Notable diretamente do site do serviço, e no Linux ele está disponível tanto em deb, rpm, quanto em pacman, snap e até AppImage.

Você utiliza algum editor de markdown no seu dia a dia? Deixe nos comentários!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!