AndroidAplicativos

Meditação: Conheça 5 aplicações para iniciar essa jornada

A meditação é muito boa para o nosso organismo, com ela é possível diminuir a ansiedade, combater a depressão, dores crônicas, e, até mesmo garantir uma boa noite de sono. Embora essa prática traga vários benefícios, para muitas pessoas é difícil começar ou se manter em um novo hábito. 

Atualmente existem vários aplicativos para smartphone voltados a ajudar pessoas que desejam entrar nesse mundo “zen”. Por mais que ouvir alguma música para meditação no YouTube possa ser útil, alguns pessoas preferem um “pacote completo”.

Neste artigo, irei te mostrar 5 aplicativos de meditação disponíveis para Android, que podem te ajudar a iniciar esta jornada.

Vale lembrar que essa lista não segue nenhuma ordem específica, sendo assim, prepare sua mente, respire fundo e vamos meditar…

Calm – Medite, durma e relaxe

O Calm, é um aplicativo de meditação que também te auxilia a ter uma boa noite de sono, trazendo consigo várias músicas relaxantes, histórias calmas e exercícios para respiração. O app também conta com uma seção dedicada para crianças, sendo útil para todas faixas de idade.

Ao abrirmos a aplicação, logo na primeira tela, será apresentada a pergunta “o que te traz ao Calm?” para que o aplicativo possa te oferecer a melhor experiência possível. Vale lembrar que o app permite escolher mais de uma opção.

Ao criar uma conta logo após abrir o aplicativo você irá se deparar com uma paisagem e irá ouvir um fundo sonoro relaxante. Ele pode ser alterado ao clicar nas duas “montanhas”, que ficam na parte superior do aplicativo.

002 Calm

Sua interface é bastante simples e limpa, sendo fácil encontrar as funções tanto na própria tela, quanto na barra inferior. Vale ressaltar que embora a aplicação seja gratuita para download, ela possui recursos que somente podem ser desbloqueados com uma conta Premium. 

O Calm está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Headspace, porque a meditação é simples

O Headspace, assim como o Calm possui funções para te auxiliar a meditar e melhorar a qualidade de sono. Ele oferece um plano de atividades diárias com lições de áudio que variam conforme o conhecimento de cada usuário, sendo mais ou menos intensos.

Para começar a utilizar o app, basta criar uma conta, e logo após escolher qual o “motivo” que te levou a optar por meditar. A partir de sua resposta, a aplicação irá te oferecer algumas opções de cursos e playlists.

003 Headspace

A interface do aplicativo é bastante simples, tendo apenas as 3 funções na barra inferior e 2 na área superior. Ele possui uma versão premium, mas, pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS

Caso você queira saber qual o tipo de meditação que o Headspace utiliza, eles responderam essa pergunta em seu fórum.

Zen, pois meditar te deixa assim!

O Zen é um aplicativo de meditação e relaxamento que tem feito bastante sucesso entre os brasileiros. Voltado para pessoas que estão começando a meditar, ele traz vários recursos gratuitos e pagos, além de um programa de avanço gradativo.

Após criar sua conta, você terá acesso a interface do aplicativo. Embora ele não seja tão “minimalista” quanto as outras aplicações citadas acima, ele possui alguns recursos interessantes, como mensagens de reflexão e podcasts recomendados.

004 Zen

Dentro da interface do App, temos a função de pesquisa e uma barra inferior para navegar entre as funções do App. Ele possui também, uma aba exclusiva de “terapia”, com mensagens e reflexões que te ajudarão a se sentir melhor.

Vale lembrar que ele também possui recursos que são liberados apenas com uma conta premium. O Zen está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Medite.se, a forma mais simples de começar

O Medite.se, é um aplicativo gratuito, que tem como foco introduzir o usuário ao mundo da meditação de uma forma bastante simples. Diferente das aplicações mostradas acima, ele não possui funções liberadas com conta premium e não possui anúncios dentro do app.

Após criar uma conta, vemos uma interface bastante simples, onde temos acesso às sessões de meditação. Ao iniciar uma sessão, ela será baixada automaticamente, para que você possa meditar de forma offline.

5 Medite.se

O Medite.se está disponível gratuitamente para Android e iOS.

5 Minutos, eu medito

5 minutos, é um aplicativo para quem quer tornar a prática da meditação uma rotina, mas sempre se esquece de meditar (🙋‍♂️). Com ele, é possível programar um horário do dia, além de quanto tempo você deseja meditar.

Ele possui três opções de meditação:

  • Meditação de 5 minutos;
  • Meditação guiada;
  • Meditação de tempo livre.
006 5Minutos

O aplicativo possui uma interface bastante simples, onde são mostradas as meditações disponíveis e o “meditômetro”, uma ferramenta de incentivo que mostra quantos minutos já foram meditados em todo o mundo.

A aplicação está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Considerações finais

Caso você queira entrar no mundo da meditação, estou certo de que alguma destas cinco aplicações irá te ajudar bastante. Vale lembrar que através da meditação, você pode cuidar de sua saúde física e mental, para evitar um “burn out” no futuro.

Caso seja possível, invista um pouco em conforto no seu escritório e quem sabe se afastar do celular é uma boa? Se você trabalha em home office, temos algumas dicas que te ajudarão a otimizar seu trabalho e assim ter mais tempo livre para ficar com a família e descansar um pouco.

Você já medita? Quais são as dicas que você tem para nos passar? Deixe nos comentários, e até o próximo artigo, dica ou tutorial!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

    Aplicativos

    KeePassXC 2.7.7 suporta Passkeys e importa senhas de outros gerenciadores

    Aplicativos

    ONLYOFFICE Docs 8.0: Novos Recursos para Formulários PDF, RTL e Gráficos em Planilhas