nao-ser-enganado-na-black-friday
Editorial

Como não ser enganado na Black Friday

Sempre que chega a quarta sexta-feira do mês de novembro ocorre a Black Friday. A data que é conhecida mundialmente, tornou-se famosa pelas numerosas promoções oferecendo descontos “fora da curva” que, teoricamente, não podem ser encontrados em nenhum outro período do ano.

De fato, não apenas na Black Friday, mas em todo o mês de novembro podem ser encontradas excelentes promoções em diversas lojas, tanto físicas, quanto virtuais. Tais descontos em massa geram uma gigantesca movimentação no comércio, e muitas pessoas escolhem justamente esta época para gastar aquele dinheiro que conseguiram juntar ao longo do ano.

Este é apenas o primeiro de vários artigos com dicas sobre a Black Friday que estaremos trazendo nos próximos dias. Fique ligado!

Os perigos da Black Friday online

Embora até agora tenhamos mencionado apenas as vantagens que vêm com esta data, como bem sabemos, o mundo não é feito apenas de “arco-íris e algodão doce”.

Toda essa movimentação gerada pela Black Friday também acaba sendo um “parque de diversões” para pessoas mal intencionadas. Os tipos de golpes aplicados nesta época são tão variados quanto você puder imaginar, sendo que alguns deles, apesar de imorais, nem mesmo são ilegais.

Um anúncio “mal feito” pode ser um grande exemplo de um “golpe legal” praticado por inúmeros vendedores pela internet. 

Anúncios maliciosos: a “fórmula perfeita”

Imagine um anúncio intitulado como “PC Gamer roda tudo”. Na descrição desse anúncio fictício podemos encontrar apenas informações genéricas como: 

  • Processador Intel TOP;
  • GPU Gamer da Nvidia;
  • Cooler RGB;
  • Gabinete Gamer.

Na foto de divulgação, que muitas vezes nem é do próprio produto que está sendo vendido, vemos um belo gabinete cheio de luzes piscantes em um fundo branco.

anuncio-falso

Além disso, ainda podemos ter uma declaração super positiva por parte do vendedor afirmando que roda, com um alto nível de desempenho, um grande número de jogos nesta máquina.

Todas estas características, somadas a um valor geralmente muito mais alto do que o produto realmente vale, são a “fórmula perfeita” que muitos caloteiros de plantão utilizam para lesar pessoas. Que muitas vezes, estão apenas tentando dar um bom presente para uma pessoa querida, e nem sempre têm qualquer conhecimento técnico sobre o produto que estão comprando.

Às vezes o golpe vêm “de cima”

Por mais incrível que isso possa parecer, estas práticas desonestas não são realizadas apenas por pessoas físicas ou empresas de fachada, que fazem uso de plataformas de venda online. Não é difícil encontrar grandes lojas ofertando produtos bonitos, com nomes chamativos, descrições rasas e valores superfaturados.

O fato de uma loja ser famosa não é, de forma alguma, a garantia de uma boa compra.

Infelizmente, por razões legais, não podemos citar neste artigo os nomes das lojas, vendedores ou plataformas que realizam essas ou outras práticas imorais ou ilegais. Todavia, podemos orientá-lo da melhor forma possível para que você possa ficar longe de todos estes perigos.

Vamos falar sobre preços!

Quando pensamos em comprar bem, uma das primeiras coisas que vêm a nossa mente certamente é preço. Logo em seguida, nos deparamos com o quão difícil pode ser encontrar o melhor “custo x benefício” em toda a infinidade de lojas e produtos ofertados internet afora.

Uma das melhores formas para contornarmos este problema é utilizando os famosos buscadores de preços. Me refiro à sites que oferecem o serviço de reunir em um só lugar os melhores valores, de várias lojas diferentes, para basicamente qualquer produto que você esteja procurando.

Os melhores preços da internet em um só lugar

Uma dessas plataformas é o Zoom. Realizar uma pesquisa no site é tão fácil quanto, por exemplo, procurar por um produto no Mercado Livre.

Uma das primeiras coisas que você vê na página inicial do Zoom é a barra de pesquisa. Tudo o que você precisa fazer é digitar o nome do produto que você está interessado e pressionar “Enter”.

black-friday-anuncio-zoom

Após isso, uma lista com todas as ofertas disponíveis será exibida. Abaixo da imagem de cada produto você verá o nome do anúncio, seguido pelo valor, loja de origem e um botão de “Comprar” ou “Ir à loja”.

Encontrar um botão “Comprar” em um anúncio, significa que o produto em questão pode ser adquirido diretamente através do Zoom. Se no botão estiver escrito “Ir à loja”, significa que ao clicar sobre ele você será direcionado à loja na qual o produto está realmente sendo vendido.

Além disso no Zoom você poderá utilizar nas suas buscas filtros como: preço, lojas, marcas, categorias, etc.

Alternativamente ao Zoom, um outro site que indicamos é o Buscapé, que contém um layout e eficácia muito semelhante ao primeiro.

Cashback: lucrar gastando dinheiro

Outra forma de “aumentar o desconto” sobre os produtos que você deseja comprar é utilizando serviços de “cashback”. São basicamente serviços que devolvem para você uma porcentagem do valor da compra. O valor do cashback, bem como as lojas nas quais você poderá utilizar este benefício, irão variar de acordo com o serviço escolhido.

Dentre os vários disponíveis no mercado recomendarei três: são eles o Méliuz, Ame Digital e Picpay.

(in)Segurança online: os alvos

Conforme mencionamos no início deste artigo, pessoas mal intencionadas que buscam ganhar dinheiro enganando os outros estão espalhadas por “toda” a internet. Hoje em dia, é bastante comum que pessoas que ainda não têm muita intimidade com compras online acabam sendo os principais alvos deste tipo de crime.

É provável, que todos que estão lendo este post, conheçam pelo menos uma pessoa que, por falta de experiência, poderia facilmente cair em um golpe utilizando a internet.

De certa forma isso faz com que nós – que já temos experiência e sabemos o que é seguro ou não neste ambiente – tenhamos o dever moral de ajudar amigos, pais, tios ou avós para que eles possam também realizar as suas compras e aproveitar os melhores preços da forma mais segura possível.

Quais cuidados devemos tomar?

Caso você seja uma dessas pessoas que ainda não tem muita experiência em realizar compras e transações financeiras através da internet, lembre-se de algumas regras básicas:

  • Nunca confie em anúncios com valores irrealisticamente baratos;
  • Caso você não tenha um bom conhecimento sobre o tipo de produto que deseja comprar, não deixe de obter dicas com pessoas que você conhece que têm tal conhecimento;
  • O fórum do Diolinux é um lugar fantástico para que pessoas de todas as idades, regiões e condições financeiras possam trocar dicas e opiniões sobre os melhores produtos e preços nesta Black Friday. Use “sem moderação”;
  • Não se deixe levar pela empolgação em adquirir algo que você deseja muito sem antes pesquisar pelo melhor valor e também por um vendedor sério;
  • Cuidado com sites e lojas desconhecidas, fique atento aos certificados de segurança e aos selos de compra segura;
  • Em caso de dúvidas, não compre! É preferível não comprar, ou mesmo pagar um valor mais alto por um produto em uma loja de confiança, do que correr o risco de ser vítima de um golpe.

Queremos aprender com você!

Por mais que tenhamos tentado cobrir o maior número possível de dicas para que as pessoas possam realizar boas compras online de forma segura nesta Black Friday, tenho certeza que vocês que estão lendo este artigo certamente tem mais excelentes dicas para dar à esse respeito.

Não deixe de compartilhar com a gente tudo o que você souber sobre como conseguir os melhores preços com a maior segurança. Tanto dentro quanto fora de grandes eventos como a Black Friday, quais são as “táticas” que você utiliza para fazer compras pela internet?

Conte para a gente nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!