Tecnologia

Resumão da Semana #9

Mais um final de semana chegou e nada melhor do que  conferir o Resumão da Semana aqui no Diolinux, lendo e relaxando em sua cadeira ou sofá favoritos. Trazendo aquelas notícias mais importantes da semana. Sempre com muita informação do que de melhor aconteceu no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins.

Chegamos na inabalável nona edição e caso tenha perdido a oitava edição, pode conferir aqui.

Esse Resumão da Semana #9 cobre o período do dia 05 de setembro até o dia 11 de setembro.

Como comentado anteriormente nos outros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecido em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana 😀.

Novo presidente da  Free Software Foundation

O novo presidente da FSF foi escolhido, fundação essa que era comandada pelo já conhecido e polêmico Richard Stallman, que desde 1985 estava na presidência e a deixou em setembro de 2019. Quem assume é o Geoffrey Knauth que tem mais de 30 anos de experiência como desenvolvedor de softwares senior na AccuWeather, um serviço de clima bem popular. Ele possui formação em Economia pela universidade de Harvard e também é voluntário na Patrulha Aérea Civil dos Estados Unidos. O texto completo da nossa cobertura você confere aqui.

Mundo Linux, Distros derivados

Começamos esta seção com uma novidade muito bem vinda e chegando por uma distro que está começando a cair no gosto da galera, estamos falando do Zorin OS chegando na versão 15.3, que conta com o Kernel Linux 5.4 (a mesma do Ubuntu 20.04 HWE), Driver da NVIDIA na versão 450.66 e o NVIDIA Settings na versão 440.82, Mesa Driver na versão 20.0.8, Gnome Shell 3.30.2 e o Xfce 4.14. 

Essa versão é baseada no Ubuntu 18.04.5 LTS que tem suporte até 2023. Mas confesso que to bem curioso para ver como vai ser a próxima versão (talvez a 16) se baseando no Ubuntu 20.04.2 provavelmente, visto que eles querem lançar no primeiro semestre de 2021, juntamente com o Zorin Grid.

Quem trouxe novidades foi a Canonical no Ubuntu. Primeiramente ela vai adicionar o suporte de integração ao AD (Active Directory) da Microsoft já na tela de instalação do sistema, poupando um tempo enorme para quem gerencia redes por exemplo. Novidade chega no Ubuntu 20.10. Já a segunda é uma update no Kernel com correções de segurança nas suas principais versões LTS, do Ubuntu 16.04/18.04/20.04.

Também tivemos novidades em duas distros bem interessantes nesta semana. A primeira é a distro Q4OS, baseada no Debian e traz uma nova versão do “fork” do KDE 3.5, o Trinity que chega agora na versão 3.12 e com o Debian Buster 10.5 como base. Já a segunda distro a trazer novidades, foi o GeckoLinux (baseado no openSUSE) trazendo em seus repositórios as interfaces gráficas Budgie e Pantheon Desktop.

Mundo Softwares Open Source

Aqui tivemos três notícias muito boas e que deu uma movimentada nos aplicativos que usam o Mundo Open Source. O primeiro foi um update muito bem aguardado por parte do Inkscape, que agora chega na versão 1.0.1 com várias melhorias e correções de bugs. O outro app que chega de forma oficial é o Todoist, agora empacotado via Snap e assim podendo ser usado em praticamente qualquer distro Linux.

A última foi o lançamento do navegador Vivaldi 3.3 e que vem com o “Break Mode”, para que você possa se desligar um pouco do mundo virtual. Tem uma cobertura bem completa neste artigo no blog.

Mundo dos Games

No mundo dos Games  tivemos mais uma rodada de jogos “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis até o dia 17 de setembro de 2020. O jogos são o Railway Empire e o Where The Water Tastes Like Wine, jogos bem bacanas. Outra notícia boa é que o app do site itch.io, agora consegue identificar se o sistema tem Wine e assim instalar os jogos não-nativos de Linux.

Mundo do Hardware

Já aqui no “cantinho” do Hardware, tivemos uma ótima notícia para o Linux, pois mais uma fabricante vai oferecer o pinguim de forma “decente” em seus aparelhos. Estamos falando da HP, que fechou uma parceria com a Canonical (dona do Ubuntu) e agora a série Z dos laptops e desktops virão com o Ubuntu 20.04 LTS pré-instalados. Acho que poderemos ver uma crescimento do uso do Linux nos próximos anos.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades que podem ser bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Se você tem problema para se concentrar nos afazeres do dia a dia ou tem dificuldades para relaxar, o app Blanker pode lhe ajudar;
  • Mexer com tratamento em fotos é um trabalho um tanto árduo e ter um app que possa lhe ajudar é uma “mão na roda”,  e o DigiKam (do projeto KDE) vem para dar essa mãozinha para você, com várias novidades e melhorias na versão 7.1;
  • O Gstreamer é uma biblioteca para a manipulação de áudio e vídeo em streaming, agora chegando na versão 1.18 com várias melhorias e correções;
  • Se você precisa trabalhar com áudio, ter uma DAW para fazer esse trabalho é de suma importância e o Ardour vem para isso, e na versão 6.3 conta com várias novidades e correções que podem agradar quem for usar ele;
  • Quem recebeu update também foi a interface do Ubuntu Kylin, a UKUI, chegando agora na versão 3.1 e você pode conferir os detalhes aqui.

Por último e não menos importante, tivemos dois posts muitos bons e bem completos feito pelo nosso parceiro Jedi, em que ele explica em como usar o Pamac e o AUR no Manjaro. Vale muito a pena conferir 😉.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que teve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    TecnologiaVídeo

    EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil

    Tecnologia

    Domine o CSS Grid Layout com o Penpot 

    TecnologiaVídeo

    Montamos um computador para trabalhar com Linux