Vivaldi 3.3: Pausando a internet

Vivaldi: Uma pausa na internet

O Vivaldi é um navegador de internet que se adapta ao usuário. Baseado no Chromium, ele traz várias funções que visam aumentar a produtividade do usuário durante a navegação. 

Com a quarentena, os navegadores de internet se tornaram uma das ferramentas de trabalho mais importantes, já que em várias empresas o trabalho está sendo realizado de forma remota.

Recentemente a versão 3.3 do navegador Vivaldi foi lançada, trazendo novas funcionalidades e recursos para os usuários. Vamos falar um pouco sobre essas modificações.

Vivaldi Break Mode: “Pausando” a internet

O navegador de internet hoje em dia é uma ferramenta de trabalho e diversão, sendo assim, as pessoas utilizam o navegador por muito mais tempo, e embora isso pareça bom para várias empresas de navegadores, chega a ser alarmante.

A importância de sair da internet

Se desligar do trabalho é um dos principais problemas do home office e a pandemia da COVID-19 simplesmente empurrou várias pessoas para esse estilo de vida sem que elas tivessem um preparo.

Por mais que a Internet seja um lugar mágico e pareça que não precisamos de mais nada, existe vida fora do computador, e essa vida é necessária para que possamos ter novas idéias, focar mais em atividades futuras e descansar a nossa mente.

Sim, eu sei que estamos em quarentena e não é recomendado sair, então você deve estar se perguntando: mas como eu vou sair da internet, sendo que não tem nada pra fazer?

A resposta é: tire um tempo para você. Não foque apenas em trabalhar ou passe o dia inteiro assistindo séries. Separe um tempo para ligar para pessoas queridas, faça alguma atividade externa (quintal e áreas seguras)  e quem sabe não dá até pra aprender algo novo?

O que é o Break Mode?

O navegador Vivaldi traz ferramentas como Tab Tiling, editor de anotações, captura de tela e várias outras funções para que o usuário não tenha que sair do navegador e se mantenha focado em seu trabalho, mas, como dito acima, as vezes necessário desligar o navegador.

“We want to give our users the tools they need to stay productive, but we also want to empower them to manage their time and balance all the things that are important to them”, Vivaldi CEO Jon von Tetzchner says.

“Queremos dar aos nossos usuários as ferramentas de que precisam para se manterem produtivos, mas também queremos capacitá-los para gerenciar seu tempo e equilibrar todas as coisas que são importantes para eles ”, disse Jon von Tetzchner , CEO da Vivaldi .

O navegador adicionou um botão de “pause” no canto inferior esquerdo, para que os usuários possam pausar a navegação, a função também pode ser ativada a partir do atalho “Ctrl+.”.

Com isso, o navegador “apaga” todas as informações disponíveis na interface, para que o usuário realize alguma coisa que não dependa do navegador e tire um tempinho desconectado, interagindo com o mundo físico.

Navegador Vivaldi
Navegador Vivaldi em “Break Mode”

Os usuários poderão retornar ao trabalho normalmente ao clicar no “play”, as abas ativas voltarão a ficar visíveis e os áudios/vídeos serão reiniciados.

Outras funções para o Break Mode

O Break Mode foi pensado primeiramente para que os usuários limitem o uso de internet e possam realizar uma pausa do trabalho, seja para relaxar ou colocar as ideias no lugar. Mas ele pode ser utilizado para bem mais que isso, trazendo algumas vantagens como:

  • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: Os usuários podem utilizar o Break Mode para se comunicar com alguns amigos e familiares durante esse tempo, organizando o tempo que ele possui para descansar e assim melhorando o fluxo de trabalho, já que está com a mente “limpa”.
  • Ocultar conteúdo privado: Caso o usuário precise sair do computador ou precise ocultar alguma informação confidencial, basta ativar esse modo, já que tudo na tela é “apagado” e depois ele pode retornar de onde parou.
  • Mudar o foco: Caso o usuário queira jogar ou utilizar outro aplicativo, o navegador não irá consumir recursos, já que está “travado” e logo após a atividade, tudo estará no navegador da mesma forma que antes.

Novos temas na janela privada do Vivaldi

O navegador Vivaldi possui vários temas pré-definidos, além de permitir que o usuário crie temas personalizados e deixe o navegador alinhado com seu estilo, sendo possível definir até o horário em que os temas podem ser alterados.

Vários usuários achavam difícil distinguir a janela normal da privada, já que elas possuem várias opções de cores. Pensando nisso, a equipe do Vivaldi agora oferece um novo tema padrão para janela privada melhorando a estética e usabilidade do navegador.

Além do novo tema padrão que é chamado de Burple, os usuários podem definir temas personalizados para janelas privadas, uma funcionalidade que ao menos por enquanto eu não vi em nenhum outro navegador.

A mudança pode ser realizada em Configurações> Temas> Tema da janela privada. 

Melhorias na barra de endereços do Vivaldi

A barra de endereços é o local mais importante do navegador e pensando nisso, a equipe do Vivaldi trouxe algumas modificações que visam facilitar a experiência de usuário, além de trazer mais segurança para os usuários.

Destaque do domínio base

O navegador Vivaldi está destacando o domínio base para que o usuário possa saber qual a empresa que controla o domínio, fazendo que o usuário não caia em golpes e ataques de phishing.

A parte central da url será destacada, enquanto o resto da url estará visível com pouca luz. Como por exemplo a imagem abaixo que mostra o link das minhas postagens. o domínio “diolinux.com.br” está em destaque, enquanto o “/author/herege” continua visível, com menos luz, fazendo que o usuário foque no domínio.

Corte fácil da URL

Um recurso de destaque da versão 3.3 do Vivaldi é uma funcionalidade que permite ao usuário “cortar” a URL utilizando a tecla CTRL ou Command (no Mac OS) e clicando no link.

Essa função é uma maneira fácil de utilizar sites que não possuem controles como o botão “home” por exemplo. Ao segurar CTRL e passar o mouse, é possível ver onde a URL será cortada, fazendo que seja fácil entrar em subdiretórios.

Outras adições do Vivaldi

O navegador Vivaldi também trouxe outros acréscimos aos recursos já disponíveis no navegador, juntamente com melhorias para todas as versões.

Agora o rastreador e bloqueador de anúncios integrados oferece suporte ao bloqueio de páginas inteiras, desde que o usuário forneça um conjunto de regras próprio. Esse é um passo em direção a uma maior compatibilidade com o conjunto de regras de origem do uBlock.

Além disso, agora o usuário pode arrastar e soltar Speed dials para pastas de forma semelhante ao navegador Vivaldi para Android, fazendo que o usuário possa organizar melhor seus sites favoritos.

Download do Vivaldi

O navegador Vivaldi é multiplataforma, e possui versões para Windows, Linux, MacOS e Android. O download do navegador pode ser realizado a partir do site oficial.

Você já conhecia o navegador Vivaldi? Pretende testar? Deixe pra gente nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial.

Talvez Você Também Goste