Linux Deepin 20 lançado oficialmente, confira as novidades

Linux Deepin: Já era hora...

O Linux Deepin é uma distribuição chinesa bastante conhecida principalmente pela beleza de sua interface a DDE. Após vários meses de desenvolvimento, o Linux Deepin lança oficialmente sua versão 20, baseada no Debian Buster 10.5.

Essa versão apresenta um design totalmente diferente da série 15.X, traz inúmeras atualizações na interface, como um novo tema de ícones, novas funções e é claro, muito blur!

Vamos falar um pouco sobre as novidades do Linux Deepin 20!

Novidades na instalação do Linux Deepin

O processo de instalação do Deepin sempre foi algo que me agradou, além de fácil, a instalação é bastante intuitiva. O processo de instalação também ganhou algumas novidades nesta versão, que podem agradar a alguns usuários.

Dual Kernel, uma adição interessante

Um recurso que a equipe do Deepin trouxe para a versão 20, foi sua instalação de Kernel duplo, permitindo aos usuários instalarem o sistema com o Kernel 5.4 LTS ou a versão 5.7, que já atingiu sua vida útil.

Por padrão, o Linux Deepin inicia a instalação com o Kernel 5.4, mas caso o usuário precise de um Kernel mais recente, basta ir em “Opções avançadas” no menu de instalação e selecionar a versão 5.7.

Um instalador remodelado 

Uma das primeiras alterações que eu notei no Linux Deepin, foi seu processo de instalação que sofreu algumas pequenas alterações,e agora possui uma barra lateral que mostra os procedimentos da instalação.

A instalação também ficou bastante simples, tendo apenas quatro passos, já que nessa versão o usuário cria uma conta após a instalação do sistema. Isso vem se tornando comum em algumas distribuições e é bastante interessante para empresas que vendem computadores com Linux, por exemplo.

Melhorias no particionamento

Outra melhoria que tivemos na instalação, se deve ao novo formato de particionamento apresentado aos usuários, que agora possui criptografia de disco total, trazendo mais segurança para notebooks de viagem ou faculdade, por exemplo.

Detecção de hardware NVIDIA

Além de todas as melhorias citadas acima, a instalação agora conta com detecção automática de placas de vídeo NVIDIA, fornecendo ao usuário os drivers proprietários.

Deepin Desktop Environment, agora mais polido

A interface do Linux Deepin também trouxe algumas novidades, vamos falar um pouquinho sobre o que temos de novo na DDE.

O novo tema do Linux Deepin

A interface DDE recebeu um novo tema de ícones, além de suporte melhorado ao tema escuro, que pode ser alterado de forma automática, semelhante ao que temos no Zorin OS e alguns dispositivos Android.

O novo tema também permite alterar a cor de destaque, dando ao usuário mais uma opção de customização. O sistema também inclui opções para a configuração de blur, para que usuário selecione a quantidade que lhe agrade.

Melhorias na central de notificações

O sistema de notificações da interface também recebeu alguns aprimoramentos e agora é capaz de exibir notificações na tela de bloqueio ou centro de notificação. Podendo inclusive, exibir uma pré-visualização das mensagens recebidas.

Agora os usuários também podem personalizar a forma que as notificações serão exibidas, para não perder nenhuma mensagem importante enquanto esteja trabalhando.

Reconhecimento de impressão digital

A utilização da impressão digital está se popularizando entre alguns computadores e notebooks, para uma autenticação mais rápida e prática. A nova versão do Linux Deepin traz aos usuários melhorias no reconhecimento e suporte a novos leitores de digital.

A partir da digital, o usuário pode desbloquear e fazer login em seu computador, além de realizar a validação de identidade e obter permissões root. Essas melhorias trazem mais praticidade e segurança ao usuário.

Melhorias na Deepin App Store

A Deepin App Store também recebeu alguns aprimoramentos no gerenciamento de aplicações. Além de uma filtragem de aplicativos remodelada, a App Store conta com a função de atualizações por um clique.

Nas versões anteriores da Deepin App Store, existia uma função de loja “internacional”, onde as aplicações encontradas e exibidas eram baseadas na utilização fora do mercado chinês.

Nesta versão essa função foi removida, sendo assim, você verá muitas aplicações e sugestões de aplicativos para o mercado chinês.

Gravador de tela do Deepin

Outra aplicação que passou por algumas melhorias, foi o antigo “Deepin Screenshot”, que agora além de fazer a captura de imagem da janela, também pode gravar vídeos da tela inteira ou uma região selecionada.

Essa aplicação, é uma fusão dos aplicativos Deepin Screenshot e Deepin Screen Recorder. Foi uma idéia que eu achei bastante interessante, já que as vezes precisamos de um vídeo curto e temos que instalar um gravador de tela para usar apenas uma vez.

Download do Linux Deepin

Caso você tenha ficado interessado no Linux Deepin, o download pode ser realizado a partir do site da distribuição. Após isso, basta criar um pendrive bootável e instalar o sistema que não possui modo live.

Caso você queira conferir outras novidades desta versão, basta ler as notas de lançamento. Temos um vídeo no canal mostrando a nova interface do Linux Deepin.

Você já conhecia o Deepin? Vai baixar o sistema? Deixe nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

Talvez Você Também Goste
Purism lança campanha para criar um Smartphone GNU/Linux
Continue lendo

Purism lança campanha para criar um Smartphone GNU/Linux

Atualmente nós temos o Android, que é um dos maiores cases de sucesso do Linux em toda a história, porém, diferente do que convencionalmente se vê nos desktops, o Android é "apenas Linux" e não "GNU/Linux", por não utilizar o ferramental do projeto iniciado por R. Stallman, além é claro, de não se importar com a privacidade plena dos usuários, como o pessoal da Purism se propõem a fazer.
Arch Linux em 6 passos
Continue lendo

Arch Linux em 6 passos: Da instalação à personalização [Vídeos]

Se você tem interesse no Arch Linux o post de hoje será especial. São seis vídeos produzidos pelo canal Finnor X com um passo a passo para você instalar o Arch e ainda algumas dicas para personalizar a interface gráfica, neste caso serão abordadas duas, XFCE e Gnome. Agora, de uma vez por todas, aprenda a "domar" o Arch Linux.