Um grande e novo Debian está disponível! – Debian 10 “Buster”

Os desenvolvedores do Debian anunciaram a disponibilidade da edição número 10 do sistema operacional que sempre faz referência em seus nomes aos personagens da série Toy Story. O Debian 10, de codinome “Buster”, chega depois de 25 meses de trabalho.

Debian 10 Buster Download e novidades



A nova versão do Debian chega para os amantes do sistema que sempre estão buscando por melhor suporte de hardware e estabilidade. A versão 10 do Debian terá suporte por 5 anos, graças ao trabalho combinado das equipes de segurança e de manutenção de pacotes à longo prazo.

Apesar de ser considerado uma excelente opção para rodar no seu servidor, rodando agora o Kernel Linux 4.19, o “lado Desktop” do Debian também recebeu atenção, recebendo upgrades das principais interfaces gráficas no momento:

– GNOME 3.30;
– KDE Plasma 5.14;
– Cinnamon 3.8;
– LXDE 0.99.2;
– LXQt 0.14;
– MATE 1.20;
– Xfce 4.12.

Dentre as principais novidades que acompanham essa nova versão, além mais de 60% de pacotes atualizados em relação à versão anterior do Debian (9), temos a adição do suporte padrão ao Wayland na instalação com GNOME Shell, apesar do Xorg continuar instalado e podendo ser selecionado na tela de login.
Outra grande novidade é a melhoria no suporte para o UEFI, permitindo que o Debian seja instalado em computador com o Secure Boot ativado. Outras atualizações incluem a adição do AppArmor habilitado por padrão, assim como o nftables. Temos também a adição de um melhor suporte para impressoras sem fio. 
De todos estes pacotes, cerca de 91% fazem parte do projeto “Reproducible Builds“, que permite uma maior transparência entre o que está no código fonte das aplicações e o que realmente está nos binários, garantindo a confiabilidade do Debian. 
Para mais informações, acesse a página de release do Debian.

Confira o vídeo review dessa nova versão do Debian:

Download do Debian 10 “Buster”

O Debian está disponível para download para várias arquiteturas de processador diferentes, com opções diferentes também, podendo ser baixado em torrent, ISO, com interfaces específicas ou com um DVD onde é possível escolher a interface desejada na hora da instalação. Se você tem a necessidade de usar algum driver proprietário, como os da Nvidia, você pode instalar a versão non-free do Debian.
Baixe o Debian aqui.

Se precisar de ajuda na instalação, confira este vídeo:

O que você achou da nova versão do Debian? Já está utilizando?

Faça parte de nossa comunidade e não perca nenhum assunto do mundo da tecnologia, acesse o fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades.

Até a próxima!

____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste