conversores-de-audio
Aplicativos

Conheça 2 excelentes softwares de conversão de áudio para Linux

Já escrevemos aqui no blog sobre diversas aplicações de conversão de áudio e mídias em geral para Linux. Alguns exemplos como HandBrake, Curlew e Selene são os primeiros exemplos que vêm à minha mente quando o assunto é conteúdo produzido sobre este tipo de software aqui no Diolinux.

Todavia, certamente ainda temos muito chão à cobrir. A quantidade de softwares open source que apresentam uma qualidade fantástica é enorme, e infelizmente, muitos deles continuam sendo extremamente desconhecidos.

Às vezes menos é mais

Se você me perguntar qual é o meu programa de conversão de áudio preferido neste momento, a minha resposta será: depende. Atualmente estou em uma fase um pouco minimalista, dando prioridade a aplicações que não necessariamente sejam cheias de opções, mas sim, àquelas que possuam apenas as funcionalidades que eu realmente preciso.

Dito isso, atualmente existem dois softwares de conversão de áudio que eu posso chamar de preferidos, e são eles o Sound Converter e o Sound Konverter.

Isso mesmo, eu não escrevi errado! Os nomes são realmente parecidos, e os programas em si também tem várias coisas em comum. Então vamos começar pelo Sound Converter.

Falou ambiente GTK, falou Sound Converter

O Sound Converter é construído baseando-se nos moldes do projeto GNOME. Com um visual simples e direto ao ponto, mostrando apenas as funções que os seus usuários de fato precisam ver, e mesmo assim, sem deixar de ser completo e cheio de recursos.

conversão-de-audio-sound-converter
Tela inicial do Sound Converter.

Esta é a tela inicial do Sound Converter. No canto superior esquerdo, ao lado do botão “Converter” encontram-se os botões “Add Folder” e “Add File”. Conforme os nomes já sugerem, através deles você consegue adicionar músicas individualmente ou então pastas inteiras cheias de arquivos para a conversão.

adicionar-arquivos-e-pastas-para-coversão
Botões para adicionar arquivos e pastas no Sound Converter.

Ao acessar a janela de configurações, através do botão presente no canto superior direito do software, você pode escolher o local de salvamento dos arquivos convertidos, estrutura de pastas, como os mesmos serão nomeados, formato de saída, compressão, limite de arquivos que serão convertidos simultâneamente, entre outras opções.

tela-de-preferencias

O Sound Converter é capaz de trabalhar com mais de 15 formatos de áudio diferentes, entre eles: aac, mp3, flac, wav, ogg, dts, e muito mais.

Se o assunto é “Qt”, Sound Konverter para você

Assim como a sua contraparte em GTK, o Sound Konverter também é um software de conversão de áudio que busca ser completo e simples ao mesmo tempo. Desenvolvido em “Qt” e sob os moldes do projeto KDE, o Sound Konverter vai na contramão da fama de exagerar na quantidade de funcionalidades e opções na tela ao mesmo tempo que possui o projeto KDE.

conversão-de-áudio-sound-konverter
Tela inicial do Sound Konverter.

Conhecendo a interface do Sound Konverter

Os trabalhos começam pelo canto inferior esquerdo do software, onde podemos escolher entre adicionar arquivos individualmente, pastas completas, faixas de CDs ou até mesmo playlists no formato “.m3u”.

Partindo agora para a parte superior da janela do software, notamos a presença do bom e velho menu global. Acessando o menu “Ferramentas” podemos encontrar a o “Replay Gain”, trata-se de uma ferramenta de normalização de volume incorporada no Sound Konverter.

replay-gain-sound-konverter

O que é Replay Gain?

Sabe quando você está ouvindo aquela playlist de rock “daora”, com músicas do AC/DC, Pink Floyd, e assim por diante? Então, você está curtindo o som do AC/DC e quando a música do Pink Floyd começa o volume está muito mais baixo do que “deveria”. Nesse momento você aumenta o volume, e quando volta a tocar uma música do AC/DC está tudo muito mais alto do que você gostaria.

Isso ocorre devido a época, forma  e tecnologias que foram utilizadas na gravação de cada canção. O “Replay Gain” visa justamente nivelar o volume de todas as músicas da playlist indicada, assim, evitando a sensação desconfortável que pode ser a situação recém mencionada.

Ao clicar em “Replay Gain” se abrirá uma nova janela semelhante à interface principal do Sound Konverter, na qual você poderá adicionar pastas inteiras ou arquivos individuais para realizar a normalização do volume.

replay-gain-conversão-de-áudio
Ferramenta de Replay Gain do Sound Konverter.

Voltando ao menu global na interface principal do programa, nós temos as configurações do Sound Konverter. Aqui, podemos encontrar vários ajustes como formato de saída, número de conversões simultâneas, arte de capa, e muito mais.

Instalação dos softwares

Tanto o Sound Converter, quanto o Sound Konverter, podem ser encontrados nas lojas de aplicativos das principais distribuições Linux, como por exemplo Fedora, Ubuntu e Manjaro.

gnome-software

O melhor software de conversão de áudio

O meu pensamento sobre softwares em geral, é que, o melhor é sempre aquele que me atende melhor. Atualmente, o meu aplicativo de conversão de áudio padrão é o Sound Converter, principalmente porque este se adapta melhor ao GNOME Shell que é a interface do Fedora, que tem sido o meu sistema operacional principal há mais de um ano.

Se amanhã eu passar a utilizar uma interface feita em “Qt”, como a DDE do Deepin ou o KDE Plasma, provavelmente passarei a utilizar o Sound Konverter. No final das contas, ambos me atendem muito bem.

Você já conhecia os softwares apresentados neste artigo? Ou conhece algum que seja tão bom quanto, ou melhor? Não deixe de falar com a gente nos comentários, quem sabe o próximo artigo seja demonstrando o aplicativo que você indicou.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!