Pop!_OS 20.04 LTS – System76 mostra como atualizar da versão 19.10

Como atualizar o Pop!_OS

O Pop!_OS 20.04 foi lançado ontem (30/04/2020), causando uma ótima impressão com a remodelagem do site oficial, mostrando as principais novidades do sistema.

Apesar deste lançamento ter sido especial para a System76, empresa desenvolvedora da distro Linux baseada no Ubuntu, muitos usuários utilizavam a versão 19.10, gerando a necessidade de atualização do sistema. 

Esta não é a primeira versão LTS lançada pela empresa, esta versão recebeu atenção especial e criou maiores diferenciais, se comparada ao Ubuntu, sua distro base, do que a versão 18.04, LTS anterior.

Pop!_OS 20.04 LTS - System76
Pop!_os 20.04 LTS – System76

Neste guia vamos cobrir o processo de atualização do Pop!_OS da versão 19.10 para a versão 20.04 LTS, segundo a documentação oficial da empresa. O processo foi testado na minha máquina de produção, e posso atestar a eficácia.

Prepare-se para atualizar para a versão 20.04 LTS do Pop!_OS

O Pop!_OS não traz uma ferramenta de backup  no sistema voltada para arquivos do usuário, felizmente, existem várias soluções disponíveis na Pop!_Shop, a loja de aplicativos da distro, e no próprio repositório.

Faça backup antes de fazer a atualização
Não esqueça de salvar os seus arquivos!

Apesar do processo de atualização ser seguro, proteger os seus dados nunca é uma má ideia, pensando dessa forma, algumas sugestões de aplicativos que você pode usar para salvar os seus dados são:

  • Déjà Dup, programa de backup do GNOME;
  • Timeshift, excelente ferramenta para criar SnapShots do sistema;
  • Dropbox, para aqueles que preferem armazenamento em nuvem;
  • Insync, segue o mesmo conceito, mas usa o Google Drive e o OneDrive da Microsoft;
  • Google Drive através da integração com o gestor de arquivos Nautilus, entre outros.

Todas estas opções estão disponíveis diretamente na loja de aplicativos, exceto o Insync. Alternativamente você pode optar por fazer o backup manualmente, salvando os seus arquivos em um HD/SSD secundário ou externo, ou em um pen drive.

Todos os seus arquivos importantes provavelmente estão dentro da sua pasta Home, onde você encontra as pastas padrão e as bibliotecas (Documentos, Imagens, etc.).

Já estou usando o beta do Pop!_OS 20.04 LTS, posso atualizar?

Uma dúvida recorrente dentro da nossa comunidade, é se as pessoas que decidiram testar o Pop!_OS 20.04 LTS ainda em fase beta precisam fazer uma reinstalação. Respondendo a esta pergunta, não, você não precisa reinstalar.

A loja de aplicativos do Pop!_OS
Utilize a Pop!_Shop para fazer as atualizações do sistema

Abra a loja de aplicativos e tenha a certeza de aplicar todas as atualizações disponíveis. Se preferir fazer pelo terminal, execute os seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Atualizando os softwares da versão beta do sistema, você estará na versão final. Nenhum passo adicional se faz necessário.

Como atualizar do Pop!_OS 19.10 para o 20.04 LTS

O processo de atualização é simples, lembrando o procedimento para atualizar qualquer celular Android, na intenção de garantir que tudo funcione, abra a Pop!_Shop e verifique por atualizações, caso existam pacotes com atualizações pendentes, atualize antes de prosseguir.

Considerando que tudo está correto, abra o painel de controle (GNOME Settings), na aba “Detalhes”, observe a sessão “OS Upgrade”. Dica extra, você pode ir direto nessa opção ao pesquisar por “OS Upgrade” no menu do Pop!_OS.

Verifique por atualizações no Pop!_OS
GNOME Settings >> Detalhes >> OS Upgrade

A opção de fazer o upgrade deverá aparecer, bastando clicar no botão “Download” para iniciar o procedimento. Este passo apenas baixará os arquivos necessários para a atualização, você pode iniciar a atualização somente quando o download estiver terminado.

O tempo de espera está diretamente relacionado a velocidade da sua conexão com a internet, porém, uma vez finalizado, não poderia ser mais simples, basta clicar novamente no botão e uma janela informando as principais novidades e mudanças que ocorreram na sua instalação será exibida.

Processo de atualização do Pop!_OS
Notas de lançamento da versão 20.04 LTS no Pop!_OS

O Pop!_OS 20.04 tem muitas novidades interessantes, e algumas teclas de atalho foram mudadas, então tire um tempo para conferir esses detalhes e garantir que a sua produtividade continue a mesma de sempre.

Quando estiver pronto para fazer a atualizaçãode fato, clique no botão “Reboot & Upgrade”, como o nome sugere, essa ação irá reiniciar o seu computador e performar a atualização. Durante um curto período de tempo você não poderá utilizar o seu computador, enquanto os novos arquivos são instalados.

Upgrade Pop!_OS
Upgrade do Pop!_OS

No meu computador esse processo não levou mais do que 6 minutos, mas isso deve variar de máquina para máquina.

Atualização do Pop!_OS 18.04 LTS para 20.04 LTS

Alguns usuários podem estar se perguntando sobre o processo de atualização de uma LTS para outra, sendo que a versão 20.04 é o novo sistema de longo suporte mantido pela System76 e pela Canonical, por conta da base Ubuntu.

O procedimento para atualizar da versão lançada em Abril de 2018 é exatamente o mesmo descrito acima, entretanto, você não necessariamente precisa fazer este upgrade, pois esta LTS (18.04) ainda tem mais 3 anos de suporte e atualizações de segurança.

Caso você tenha problemas ao efetuar a atualização, ou utilize versões sem suporte, como a 18.10 e a 19.04, recomendo conferir a documentação oficial no site da System76 e tirar as suas dúvidas.

Pop!_OS e sua atualização simplista

Esta foi a primeira vez que eu atualizei o Pop!_OS de uma versão para outra. Apesar de já ter feito isso algumas vezes com o Linux Mint e o Ubuntu, eu costumo ficar um pouco apreensivo.

A impressão que fica da minha primeira atualização do Pop!_OS é extremamente positiva, tudo funcionou como deveria funcionar, com um design e instruções intuitivas.

Processo de atualização do Pop!_OS
Atualização Pop!_OS

Devo pontuar, no entanto, algumas pequenas rusgas, nada muito relevante, mas que servem para mostrar que nada é perfeito.

Ao clicar em “download” para baixar os arquivos da primeira vez, o procedimento falhou, exibindo uma mensagem de erro, ao clicar novamente na opção, o processo se desenrolou corretamente. Talvez o problema tenha ocorrido devido a minha conexão com a internet, ainda assim, é válido pontuar. Se algo semelhante ocorrer com você, fique tranquilo.

Lembrando muito a atualização dos meus smartphones Android, o processo de upgrade do Pop!_OS foi simples e transparente, exatamente como deve ser.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Como instalar o Spotify no Linux
Continue lendo

Como instalar o Spotify no Linux

O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais famosos da atualidade, seja por seu modo premium de valor acessível ou versão free, totalmente gratuita. Obviamente, que nessa modalidade, propagandas podem interromper sua playlist e não será possível efetuar o download das músicas e ouvir offline. Aliás, você pode acompanhar o DioCast diretamente da plataforma.