Pop!_OS 20.04 LTS novidades e download

Pop!_OS 20.04 LTS

Quando se fala em distribuição Linux para referência, quase sempre nos vem à mente o Ubuntu, em alguns casos o Mint e o Fedora. Mas agora a nova versão do Pop!_OS chega para brigar por esse posto.

A nova versão chega hoje (30), com algumas novidades bem interessantes na interface, em aplicações e por debaixo do “capô” do sistema.

Novidades no Gnome do Pop!_OS

As mudanças já começam na hora de dar o boot do sistema, onde você pode escolher qual tema prefere, o claro ou o escuro.

Já na parte de wallpapers, não houveram muitas mudanças, mas ainda conta com uma seleção muito boa de imagens para você pode utilizar em seu sistema. 

As extensões pré-instaladas no Pop!_OS são bem enxutas e pontuais, se fazendo necessárias somente para as funcionalidades que a equipe da System76 julga pertinente ter presente.

Experiência com os notebooks híbridos 

Outra ferramenta que também passou por uma repaginada, foi o “Sobre”. Como no Ubuntu 20.04, agora constam mais informações sobre o sistema, principalmente para quem utiliza notebooks híbridos (Intel+NVIDIA) mostrando quais GPUs estão presentes no sistema.

Falando nas “abençoadas” híbridas 😅, a System76 fez muitos avanços, que vem para melhorar a utilização destas placas. Por exemplo, no Ubuntu você precisa ir no nvidia settings e habilitar o  NVIDIA On-Demand e assim utilizar os recursos como devem.

Já no Pop!_OS, o recurso vem integrado, bastando fazer a troca via menu e reiniciar o sistema para habilitar. Esse processo só precisa ser feito uma única vez.

Assim como no Ubuntu, você pode escolher qual aplicativo utilizar com a GPU dedicada, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do seu ícone e escolher a opção de “ Inicia usando placa de vídeo dedicada”

Quanto a parte de gerenciamento de energia, a System76 deu um upgrade muito interessante na sua ferramenta, o System76 Power. Que foi integrado ao GNOME Control Center tendo as suas configurações sendo feitas diretamente por lá. E agora, possui compatibilidade também com sistemas híbridos além da dobradinha Intel+NVIDIA, as opções para troca são:

  • AMD integrada / NVIDIA dedicada
  • AMD integrada / AMD dedicada
  • Intel integrada / AMD dedicada

Loja de aplicativos do Pop!_OS

Quem também trás novidades é a PopShop, que fez melhorias no seu sistema de busca e agora está mais rápida e ágil em achar aplicativos.

Na parte de disponibilidade e instalação de aplicativos, o Pop!_OS agora vem com o flatpak e o repositório do Flathub habilitados por padrão, trazendo uma variedade muito grande de aplicativos. E que agora você pode escolher na hora de instalar: se prefere do  repositório do Pop ou do Flathub.

Tiling/Tiled no Pop!_OS

O recurso que mais chamou a atenção, foi a extensão Tile Windows, que foi pensado depois de algumas pesquisas com os usuários. Segundo essas pesquisas, os usuários tinham o i3wm como um gerenciador secundário para ter mais produtividade. Então,  a System76 implementou essa funcionalidade, sem que o usuário precisasse sair do Gnome que eles planejaram e desenvolveram.

Também fizemos uma vídeo super bacana lá no canal, onde mostramos com mais detalhes cada recurso aqui apresentado. O vídeo você confere logo abaixo.

Para baixar o Pop!_OS 20.04 LTS, basta acessar aqui.

Em caso de dúvidas acessem o nosso fórum, o Diolinux Plus. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Talvez Você Também Goste
Como instalar o MetaTrader no Linux
Continue lendo

Como instalar o MetaTrader no Linux

O MetaTrader é um dos softwares mais populares no mercado de análise financeira, especulação e trading em bolsas de valores. Hoje você vai aprender a instalar ele na sua distro Linux.
GRUB Customizer
Continue lendo

GRUB Customizer – Como configurar o GRUB no Ubuntu e no Linux Mint

O GRUB é o gerenciador de Boot da maior parte das distribuições Linux, apesar de não ser o único, existem outras alternativas como o BURG e o Lillo, ele certamente é o mais popular, por conta disso, você pode querer personalizá-lo para deixá-lo ao seu gosto, mudar a resolução, o tempo de espera, o tema, entra outras coisas. Aprenda a instalar o GRUB Customizer, uma ferramenta para você configurar o GRUB graficamente.