Aprenda a instalar o Minecraft em qualquer distribuição Linux

Instalar o Minecraft em qualquer distribuição

O Minecraft é um jogo sandbox de sobrevivência que foi lançado em 2009 pela Mojang, que foi vendida para a Microsoft em 2014. Apesar de ter um apelo muito grande com o público mais jovem, ele conquista os corações de pessoas das mais variadas idades, e é uma febre no Youtube desde 2010 perdurando até os dias de hoje.

Por ser desenvolvido em Java, é extremamente simples portar para outras plataformas. Ele está disponível nos principais sistemas operacionais para computadores, além de todos os principais consoles modernos e até em dispositivos como Apple TV e Fire TV.

Instalar o Minecraft é uma tarefa muito mais simples do que parece, e na maioria dos casos não exige nenhuma linha de terminal. Hoje eu te mostro como realizar este procedimento em qualquer distribuição Linux.

Instalando no Ubuntu

A instalação do Minecraft no Ubuntu e seus derivados é uma das mais simples, pois a própria Mojang disponibiliza uma versão empacotada em .deb. Para realizar o download, basta acessar a página de downloads alternativos do Minecraft, selecionar a opção Debian/Ubuntu, e instalar o arquivo utilizando a loja, ou aplicativos como o Eddy e GDebi.

Arch Linux: Instalando via AUR

Os usuários de Arch Linux e Manjaro também possuem um procedimento extremamente simples de instalação, visto que o Minecraft Launcher está disponível no AUR. Para instalar, basta pesquisar por “minecraft-launcher” no Pamac, Octopi ou instalar através do terminal, utilizando algum “AUR Helper”, como o famoso Yay:

yay -S minecraft-launcher

Como instalar o Minecraft em outras distribuições

Infelizmente a Mojang não disponibiliza um pacote em .rpm para uma fácil instalação no Fedora, mas para o sistema da Red Hat ou qualquer outra distribuição existe uma versão em “.tar.gz”.

Neste caso, precisaremos primeiramente fazer a instalação do OpenJDK. Para isso, abra o terminal no seu Fedora e digite o seguinte comando:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk

Feito isso, basta baixar o arquivo “.tar.gz” do site do Minecraft, e descompacte em uma pasta onde você deseja armazenar os arquivos do jogo. Geralmente é utilizado uma pasta “.minecraft” dentro da home, mas isso fica totalmente ao seu critério.

É possível iniciar o Minecraft Launcher dando dois cliques no arquivo “minecraft-launcher” que você acabou de descompactar, mas para um fácil acesso, o ideal é criar um atalho para este arquivo. No canal do Diolinux no Youtube existe um vídeo ensinando a realizar este procedimento e que você pode conferir abaixo:

É mais simples do que parece instalar o Minecraft no Linux, mas lembrando: é necessário ter uma conta original para jogar! 👀

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Como instalar o Kernel do Ubuntu no Deepin Linux
Continue lendo

Como instalar o Kernel do Ubuntu no Deepin Linux

O interessante de distribuições derivadas do Debian é que em linhas gerais elas são compatíveis entre si, com algumas pequenas exceções. Hoje você vai aprender a instalar o Kernel do Ubuntu no Deepin, a distro chinesa que chama tanto a atenção das pessoas pelo seu design aprimorado e usabilidade simples.
DaVinci Resolve sem som no Linux? Veja como corrigir!
Continue lendo

DaVinci Resolve sem som no Linux? Veja como corrigir!

O DaVinci Resolve é um excelente software para produtores de conteúdo multimídia e funciona muito bem. Mas hoje tive um pequeno problema ao montar um Setup com ele e com o Ubuntu, onde o som não era reproduzido no sofware, felizmente, a solução é simples.