GamesTestes e Benchmarks

GameMode e ACO realmente aumentam o FPS de jogos no Linux?

Quando o assunto é jogar no computador, seja nas distros Linux ou em qualquer outro sistema operacional, o que os gamers geralmente buscam é o máximo desempenho com a melhor qualidade visual possível. Qualquer ajuste ou programa que possa prover algum ganho de performance, preferencialmente sem gastar dinheiro, é sempre bem vindo.

Foi com isso em mente que desenvolvedores criaram o GameMode (Ferramenta para otimização da performance em jogos no Linux) e também o ACO (AMD Compiler – Compilador de shaders criado pela Valve), confira nossos artigos clicando nos links. Ambos softwares que prometem otimizar o desempenho de jogos no Linux, independente de serem nativos ou rodarem via Wine ou Proton.

Um breve resumo sobre o GameMode e o ACO

O GameMode foi desenvolvido pela Feral Interactive, a mesma que já fez vários portes de grandes jogos como Shadow of the Tomb Raider e Life is Strange para a plataforma do pinguim. Quando ativado, o GameMode faz várias modificações na forma com que os jogos interagem com o sistema operacional, tais como aumentar a prioridade de execução do jogo, setar o processador para o modo desempenho, entre outras.

O ACO é um compilador de shaders que foi desenvolvido pela Valve para substituir o atual LLVM. A ideia por trás da criação deste software foi disponibilizar um shader compiler que fosse desde o início pensado para a execução de jogos no Linux, enquanto o compilador LLVM é apenas parte de um projeto muito maior que foca em vários objetivos diferentes, entre eles jogos.

O GameMode já vem instalado por padrão em algumas distribuições, como Ubuntu 20.04, Manjaro e Fedora 32. O ACO vem pré-instalado em todas as distribuições Linux que utilizam o Mesa Driver na versão 19.3 ou superior, mas pode ser utilizado apenas por quem possui GPU AMD e por ainda estar em fase de testes geralmente não está ativado por padrão, sendo necessário o uso do parâmetro “RADV_PERFTEST=aco” para ativá-lo.

Neste momento, temos duas excelentes ferramentas que podem ser capazes de melhorar consideravelmente o desempenho de jogos no Linux, gerando aqueles “tão sonhados” FPS a mais. 

Mas será mesmo que estas ferramentas funcionam tão bem na prática quanto na teoria? É isso o que nós veremos agora!

Jogos no Linux com GameMode e ACO na prática

A melhor forma de descobrir se algo realmente funciona é testando. Ficou claro para mim que era isso o que eu precisava fazer para tirar a prova se o GameMode e o ACO realmente funcionam, o quão bem eles funcionam, e se realmente podem fazer a diferença na vida dos usuários.

Para realizar os testes escolhi quatro jogos, sendo eles: Shadow of the Tomb Raider, GTA V, Far Cry New Dawn e Dirt 3.

A razão para eu ter escolhido estes títulos em específico são baseadas em alguns fatores como:

  • Popularidade do jogo;
  • Possuir uma ferramenta de benchmark própria, já que optei por não gravar a tela por conta da perda de desempenho causada pela captura;
  • Rodar no Linux de forma nativa ou não, para que o teste ficasse mais diversificado;
  • E é claro, eu precisava possuir o jogo na minha biblioteca. 😅

Todos os testes foram feitos no Fedora Workstation 32 com GNOME Shell, rodando no seguinte hardware:

  • CPU Ryzen 5 2600 3.8GHz
  • GPU Radeon RX 580 8GB
  • RAM 16GB DDR4 2666MHz
  • HDD 1TB Western Digital Blue (Pois é, ainda não tenho um SSD 😞)

Shadow of the Tomb Raider

Começando com Shadow of the Tomb Raider, que é nativo de Linux e foi testado em 1080p no preset “Alto”, e os resultados podem ser conferidos no gráfico abaixo:

jogos-no-linux-vs-windows-shadow-of-the-tomb-raider

Neste caso podemos notar que houve um empate técnico ao rodar o jogo sem ambas as ferramentas e apenas com o GameMode ativado. Por incrível que possa parecer, ao testar com o GameMode ativado perdemos “1 FPS”, que é uma diferença realmente insignificante em qualquer cenário e pode ser considerado um empate.

Porém, ao adicionar o ACO à equação pudemos notar uma melhora significativa de cerca de 5 FPS na mínima e média, e mais 8 FPS na máxima. Pode parecer uma diferença insignificante, e realmente é caso você esteja rodando o game a 55 FPS e passe a rodar a 60. Mas imagine esses mesmos 5 FPS de ganho em um cenário com um hardware mais modesto que passa a rodar o jogo de 25 para 30 FPS. Os mesmos 5 FPS passam a fazer uma diferença muito maior, não é?

GTA V

O nosso próximo teste foi com GTA V rodando através da SteamPlay com o “Proton-GE 5.8-2 MF”, e já vou adiantando que esse é um caso um tanto bizarro. O jogo foi testado em 1080p com as configurações gráficas entre o “Muito Alto” e o “Ultra”.

games-no-linux-vs-windows-benchmark-gta-v

Com o GameMode e o ACO desativados o jogo apresentou uma média de 100 FPS com mínima de 41 FPS e máxima de 109 FPS. Ativando o GameMode conseguimos 1 FPS e mais de mínima e 1 FPS a menos de média, com a máxima se mantendo a mesma.

Ao testar o jogo com ambos ACO e GameMode ativados nós perdemos 2 frames de mínima, 5 de média e 6 de máxima quando comparado ao primeiro teste com ambas as ferramentas desativadas. O bizarro deste teste é que por mais que a diferença tenha sido mínima, tanto o GameMode quanto o ACO causaram perda de desempenho no jogo.

Far Cry New Dawn

Far Cry New Dawn foi testado utilizando o “Proton 5.0-7” em 1080p com o preset gráfico no “Alto”.

linux-vs-windows-far-cry-new-dawn

Nesse caso pode-se dizer que houve um empate técnico em todos os três testes. Com apenas o GameMode ativado o jogo apresentou uma perda de cerca de 1 FPS, enquanto com o ACO também ativado obtivemos um ganho por volta de 3 FPS.

Dirt 3

Dirt 3 foi de longe o jogo que mais me surpreendeu nestes testes. O jogo rodou com o “Proton 5.0-7” em 1080p com todas as configurações gráficas no máximo.

linux-vs-windows-dirt-3

Ao rodar o jogo sem ambas as ferramentas o desempenho foi péssimo, entregando 13 FPS de mínima e apenas 38 de média. Ao testar o jogo com o GameMode ativado pudemos notar uma leve melhoria, ganhando 6 FPS de mínima e 1 FPS de média.

A surpresa veio quando ao ativar ambos, GameMode e ACO, o jogo apresentou 87 FPS de mínima e 108 FPS de média. O desempenho final já era esperado, considerando que é um jogo de 2011, mas a diferença principalmente ao ativar o ACO foi gritante.

Sempre vale a pena tentar

O ganho em Shadow of the Tomb Raider e Far Cry New Dawn foi pequeno, porém significativo. Seguidos pela perda de desempenho no GTA V e a grande melhora em Dirt 3. Um cenário que nos mostra que nem sempre ativar o GameMode e o ACO irá trazer vantagens, em alguns casos o resultado pode ser inverso ao esperado, mas sempre vale a pena tentar.

É muito importante deixar claro que o resultado pode variar de acordo com o hardware, e até mesmo com as versões dos drivers do sistema que você estiver utilizando. Portanto, de fato a única forma para saber se vale ou não a pena utilizar o GameMode e o ACO para determinado jogo, seja ele qual for, é testando por você mesmo.

O GameMode pode ser utilizado independente de qual seja o hardware que você está utilizando, porém o ACO pode ser utilizado apenas com aplicações Vulkan rodando em máquinas equipadas com uma GPU AMD utilizando o driver open source “amdgpu”.

Você já testou ou já havia ouvido falar sobre o GameMode e o ACO? Conte-nos qual é a sua experiência com jogos no Linux nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!