Novidades no GNOME Shell 3.35.3 incluem suporte ao Offloading da NVIDIA

Gnome Shell 3.35.3

A próxima versão do GNOME Shell, a 3.35.3, como dizem por aí “está prometendo”, especialmente para quem está utilizando notebooks híbridos (Intel + NVIDIA), terá uma função facilitadora.      

Essa versão do GNOME Shell pode ser uma das últimas antes da versão 3.36 que está prevista para o começo de fevereiro de 2020. Uma das novidades vindas nesta versão, é a tão aguardada funcionalidade para quem tem notebooks híbridos, em que você pode escolher qual programa usar a GPU dedicada. No caso do Gnome, seria através “de um simples click” do botão direito e mandar o programa abrir com a GPU. Até então, essa funcionalidade estava disponível para o driver open source, o nouveau, mas que agora vai conseguir trabalhar com o driver proprietário da NVIDIA.  

Outro que recebeu correções, foi o Mutter, que na versão 3.35.3 recebeu uma correção na gravação de tela nas saídas HiDPI.  

Outras melhorias e correções foram:  

  • A funcionalidade “ver código-fonte” dentro do navegador Epiphany agora usa o highlight.js ;
  • Epiphany agora tem suporte em mostrar PDFs usando a biblioteca PDF.js ;
  • O GNOME Boxes introduziu um novo assistente para máquina virtual e um gerenciador de downloads.  
  • O Contas Online do GNOME tirou o suporte ao serviço Pocket.

Para ver todas as melhorias e modificações, você pode conferir aqui.  

Muito provavelmente teremos essa versão do GNOME Shell já no Ubuntu 20.04 LTS, que será lançado em meados de abril. Isso já é muito bom, pois os donos de notebooks híbridos (estou incluso 😅) poderão testar como o sistema irá se comportar com as implementações da NVIDIA, que também poderá vir neste Ubuntu, o Xorg 1.20.6 ou o 1.20.7 que também contém as implementações. Nas outras, como Fedora, Manjaro, openSUSE e afins, já devem ter recebidos a versão do GNOME Shell.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste