Ubuntu 20.04 trará GameMode por padrão

gamemode-on-ubuntu-20.04-thumb

Com o lançamento da versão final do Ubuntu 20.04 cada vez mais próximo, a Canonical anuncia o nome de um dos últimos softwares que virão instalados por padrão na distro. Trata-se do GameMode, um software desenvolvido pela Feral Interactive que tem como objetivo melhorar o desempenho de jogos no Linux.

Mais desempenho, menos terminal

A inclusão do GameMode como padrão no Ubuntu é certamente uma ótima notícia para todos nós, fãs de Linux e jogos. 

Embora não estivesse sendo disponibilizado oficialmente pela Canonical, o GameMode já podia ser utilizado nas versões anteriores do Ubuntu através de um PPA disponibilizado pela própria Feral.

Não é de hoje que é possível instalar PPAs no Ubuntu apenas com alguns cliques, sem terminal. Todavia, a maior parte dos tutoriais envolvendo PPAs internet afora mostram apenas o procedimento via linha de comando, o que faz com que muitos usuários não saibam que o terminal é sequer necessário para realizar o procedimento.

A necessidade ocasional de utilizar o terminal é uma das coisas que mais afastam usuários do Linux no desktop. E o fato de o GameMode estar nos repositórios oficiais e instalado por padrão no sistema já significa um comando a menos que o usuário irá precisar procurar em algum tutorial na internet. 

Ponto para o Ubuntu!

Como utilizar o GameMode no Ubuntu 20.04

Você que está utilizando a versão Beta do Ubuntu 20.04 pode usufruir do GameMode agora mesmo!

Para utilizar o software com jogos da Steam, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do jogo na sua biblioteca Steam, clique em “Propriedades”, então clique em “Definir opções de inicialização”, cole a linha abaixo e clique em “OK”.

gamemoderun %command%
ativando-gamemode-steam-ubuntu-20.04

Caso você queira utilizar o GameMode em um jogo/software que não seja da Steam, utilize o comando abaixo:

gamemoderun ./nome-caminho_do_app

Outra opção para utilizar o GameMode em jogos não Steam, é utilizar um editor de menus conforme mostrado neste artigo, e adicionar “gamemoderun” antes do comando de inicialização do app.

“De grão em grão…”

O GameMode estar sendo incorporado por padrão no Ubuntu é mais um daqueles muitos pequenos fatos, que juntos estão fazendo com que “o Linux” se torne um sistema cada vez melhor para jogos.

Por mais que talvez pareça ser “nada demais”, o GameMode pode fazer uma diferença significativa no desempenho de muitos jogos. Além de que, apesar de ser focado em jogos, o GameMode pode ser utilizado para qualquer software no Linux. 

Isso fará com que mais gamers fiquem mais satisfeitos com o desempenho dos seus jogos preferidos no sistema do pinguim. Aumentando o número de usuários satisfeitos, aumenta também o número de novos usuários chegando às distros, e consequentemente a visibilidade do Linux perante as desenvolvedoras.

Muitos pequenos passos como este foram dados nos últimos anos, que trouxeram “o Linux” ao lugar que ocupa hoje como sendo uma plataforma perfeitamente viável para jogos. E muitos passos mais continuam sendo dados todos os dias, aos poucos levando a comunidade Open Source cada vez mais longe no mundo das gameplays.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Ubisoft coloca usuários em perigo
Continue lendo

Ubisoft coloca usuários em perigo

A extensão permite incorporar um código malicioso em qualquer site, fazendo com que o responsável pela página consiga instalar softwares no PC da vítima sem pedir autorização.
APT não será substituído pelo Snap no Ubuntu. Mas deveria?
Continue lendo

APT não será substituído pelo Snap no Ubuntu. Mas deveria?

É evidente que nos últimos anos a Canonical, empresa por trás do Ubuntu, vem empregando esforços para popularidade de seu formato de pacotes, o Snap. Recentemente um usuário do Launchpad propôs uma ideia, na qual supostamente Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu, “pareceu aprovar”.
Como deixar o Ubuntu com a cara do Windows 7
Continue lendo

Como deixar o Ubuntu com a cara do Windows 7

Bom dentre as muitas possibilidades que o uso do Linux lhe trás, mudar a interface e a aparência da distro é uma das mais legais. No tutorial de hoje vou ensinar como deixar o Ubuntu "Like W7", você pode perguntar o porque. Bom a princípio eu não mudaria o Ubuntu, em caráter pessoa pelo menos, mesmo assim gosto de personalizar os ícones as vezes, minha coleção preferida é a faenza.