Melhorias no ZFS estão a caminho para o Ubuntu 20.04 LTS

Melhorias no ZFS estão a caminho para o Ubuntu 20.04 LTS

Há uns 4 meses, a Canonical anunciou que estaria começando a testar a tecnologia de sistema de arquivos ZFS.    

Em agosto deste ano (2019), a Canonical falou que começaria os testes do ZFS, de forma experimental no Ubuntu 19.10, para que os usuários do sistema operacional pudessem testá-lo, assim podendo dar o feedback de como o sistema de arquivos estaria se comportando no Ubuntu.

Atualmente, no Ubuntu 19.10, na hora da instalação você pode escolher se quer ou não utilizar o ZFS. Porém, instalar o sistema nesse modo resulta na utilização total do HD, não podendo ser utilizado com outros formatos, como o EXT4 e nem em dual boot. Espera-se que no 20.04 LTS, possa ter essa possibilidade.  

Também é esperado no ciclo de trabalho do Ubuntu 20.04 LTS, a implementação completa do ZFS, bem como a possibilidade de se utilizar o LVM junto. Outra coisa que está sendo trabalhada, é o Zsys cards, que vai possibilitar a utilização de uma partição EFI (ESP), com redimensionamento dinâmico do /boot, correções de integração do GRUB, desmontar/desligar de forma apropriada, entre outros items. Para mais detalhes, você pode consultar o README do Zsys cards.  

Com a implementação completa do ZFS, a partir do Ubuntu 20.04 Focal Fossa poderemos ter, por exemplo, pontos de restauração mais ágeis e de fácil manuseio.   

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste