Como atualizar para o Ubuntu 20.04 LTS

Atualizando para a nova LTS

A nova LTS do Ubuntu finalmente está entre nós, mas se você é como eu e gosta de customizar o sistema, fazer uma instalação limpa está fora dos planos. Mas para nossa sorte, atualizar a versão do Ubuntu é uma tarefa bem simples.

Primeiramente, você precisa verificar se todos os pacotes do seu sistema estão atualizados. Existem duas maneiras de fazer isso: através do atualizador de programas ou via terminal. Para atualizar através da interface gráfica, pesquise por “Atualizador de Programas” e abra o aplicativo.

Atualizando o sistema

Ele fará uma verificação no seu sistema, e caso haja atualizações a serem feitas, será exibida uma lista dos pacotes, e basta clicar em Instalar.

Caso prefira atualizar por terminal, é uma tarefa bem simples. Basta inserir o seguinte comando:

sudo apt update && sudo apt upgrade -y

Atualizando para a versão mais recente

Feito isso, já podemos atualizar o nosso sistema. Nos primeiros dias do lançamento da LTS, a atualização é bloqueada por padrão por uma questão de segurança, já que podem haver alguns bugs que geralmente são corrigidos logo nos primeiros dias.

Obs.: Caso você ainda estiver utilizando a versão 19.04, será necessário primeiramente fazer a atualização para a versão 19.10, e só depois atualizar para a nova versão 20.04 LTS.

Caso queira forçar a atualização, basta abrir o terminal e informar o seguinte comando:

update-manager -d

Isso abrirá o Atualizador de Programas novamente, mas desta vez será exibido que há uma nova versão do sistema. Basta clicar em “Atualizar”, informar a senha do seu sistema, e clicar novamente em “Atualizar”.

Atualizando para a nova versão

Será realizada uma verificação do sistema e logo após uma tela com os aplicativos a serem atualizados, instalados e removidos aparecerão. Caso esteja em concordância, clique em “Instalar atualização”.

Depois é só aguardar o procedimento de atualização acontecer, que pode demorar um pouco, dependendo da sua conexão. 

Após terminar este procedimento, será exibida uma tela com os pacotes a serem removidos, que já não estão mais sendo requisitados por nenhum software. Clique em “Remover” e aguarde mais alguns instantes.

Depois é só clicar em “Reiniciar agora” e pronto, seu sistema estará atualizado e pronto para uso!

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Instalação do PlayOnLinux remove componente de driver da Nvidia no Ubuntu
Continue lendo

Instalação do PlayOnLinux remove componente de driver da Nvidia no Ubuntu

Hoje me deparei com um bug estranho, ao instalar o driver proprietário da Nvidia no meu notebook ele acabou removendo o PlayOnLinux do sistema, quando me dei conta do ocorrido resolvi instalá-lo de volta e então percebi que para poder instalar o POL novamente ele necessitava remover um componente do driver da Nvidia chamado nvidia-libopencl1-331, veja neste artigo como contornar este problema.