Sistemas operacionaisNotíciasSoftwares

Waveform, uma Workstation Professional Digital Audio com suporte para Linux

Há 2 anos, fizemos uma publicação de uma ferramenta da Tracktion Software para produção de áudio digital multiplataforma (“Digital Audio Workstation” ou DAW), que na ocasião se chamava Tracktion 7 DAW. Mas desde a publicação, a ferramenta sofreu algumas modificações no programa e inclusive no nome, que agora se chama Waveform.

JziOGKeyYp9szAt9 WbavocXrTsr YAF KEdeIRy3ZSYG6Rm6Kd364K7bHHLvKWVP0pP86HMt 5IS1CIHzQGsyvvSb4DnBeRgnfzh88REZmA2d1PCsRdjG3ZKBXJ5W5FZ1XHtTFg

Como no seu antecessor, o Waveform mantém as características que fazem essa ferramenta de DAW uma alternativa muito viável, principalmente para quem está começando e precisa de uma.

Em seu site, o pessoal da Tracktion Software fala o seguinte do Waveform – “reconhecemos plenamente que ele tem mais recursos do que a maioria dos produtores entusiastas precisará. Não há restrições – contagem ilimitada de faixas, adicione plugins populares e aproveite o conjunto de recursos profundamente capazes.”. Isso é muito bom, pois algumas ferramentas de DAW tem alguma limitação e assim que você atinja ela, você fica impedido de continuar a utilização da ferramenta e só é liberado mediante ao pagamento.

SFwwXHdzQzQUk W V5kdHK8MehhZBohdJZWVka4F0ucNd5HRmMuArutW 4o74To16j3wV2MCFlHxTyLXvmc

O Waveform ainda se coloca uma ferramenta para todas as situações de produção de áudio, como: 

  • Gravações para bandas;
  • Podcasts;
  • Para cantores e compositores;
  • Para eventos religiosos, como igrejas, templos e afins;
  • Eventos de música eletrônica em geral (EDM ou Electronic Dance Music);
sl gEGLe3SfrklLTOIRoQDLo jzS49qNrNoHiPUYo8KttdkHDNOFX3s1VaZx7Boja2b 5vFaImjv gzBSIXBnE

Outras funcionalidades em que recebe destaque no site do Waveform

4OSC

OJw9uXTANP0fWRMcMbXPq9G9CyZ28y4jjWuKc2Xa76zebN6brpkKxGvyd hB9V7n5Myq9OYUb9nLYE8rrlGRCs4LRAfx ebmLTkevmWXlJsdv7SAAsBTH9 sfwn4hFjlkK7ILgQ

O 4OSC é um poderoso sintetizador que utiliza a Síntese Subtrativa de forma fácil em sua navegação. Sua interface de usuário limpa e o tamanho reduzido da CPU o tornam uma ótima alternativa ao Subtractive para as tarefas em design de som menos complexo. Como o nome sugere, o 4OSC oferece 4 osciladores, modulação flexível, compatibilidade com MPE e uma variedade de filtros internos e FX.

MICRO DRUM SAMPLER

aBttmPCEJeQE9tH4C8l0rom4e0M04Ktu9V2BO28h1yDLo6ds5uCTX9FSmc0kkzTC9NiUQq37lQbYXHW2X5Wi29wQjt66OQqTAvsJKHnZm7RjCGZ MhbbEeJaYCVNr ZsuXurtvJc

O novo sampler de bateria do Waveform é uma maneira rápida e fácil para criar rapidamente seus próprios kits de bateria e iniciar a programação. Utilizando um simples arrastar e soltar para arquivos de áudio, o MIDI aprende para atribuição rápida a controladores externos e uma tonelada de ótimos recursos de edição comumente usados ​​para produção de bateria, o Drum Sampler é sua nova potência para criar batidas. A integração inteligente com nossos populares clipes de passo MIDI permite que você se mova perfeitamente para os arranjos. É tão fácil quanto experimentar, reproduzir, criar.

PLUGIN SANDBOXING

sZEnIgg1SsvoeEyHiI Jud5XP0mJQK1inXot

Plugins de terceiros são o elo mais fraco de qualquer estação de trabalho de áudio digital. O Waveform Free resolve isso implementando o sandboxing de plugins. Uma vez ativado, seu ambiente de trabalho é protegido, mantendo as falhas do plugin contidas. Em vez do fechamento do host, o plug-in é simplesmente desativado.

O Waveform está disponível para Linux (base Ubuntu 18.04 ou posterior), macOS 10.11 ou posterior, Windows 8 e 10, nesses somente na versão de 64 bits. Para Raspberry Pi 2, 3, 4 e Raspbian 10 (Buster) somente na versão de 32 bits.

Caso você queira baixar o Waveform, basta clicar aqui. Se apresentar algum problema na hora de baixar, basta fazer um cadastro simples e baixar. No caso de gostar do aplicativo ou querer ver se compensa pegar a versão paga, você pode ver o comparativo aqui.

Esses tipos de softwares profissionais dando atenção para todas as plataformas, principalmente ao Linux, é muito bom. Pois ao lado do DaVinci Resolve, Lightworks e outras ferramentas, mais profissionais do audiovisual vão poder migrar para o mundo Linux sem ter uma linha de aprendizado muito grande, como era em um passado “não tão distante” 😁.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos