Zorin Grid é a nova ferramenta da Zorin para gerenciar PC com ZorinOS

Zorin Grid

A empresa ZorinGroup, que mantém o sistema operacional ZorinOS (Core, Ultimate, Education e Lite), agora está prestes a lançar uma nova ferramenta para gerenciar computadores com o sistema da empresa ou posteriormente com qualquer distro Linux.  

Em anúncio oficial no seu blog, a Zorin Group comentou que nos “últimos 10 anos, a empresa trouxe uma nova e melhor experiência para o computador aos inúmeros usuários em todo o mundo”, e que agora pretende dar mais um salto, possibilitando uma tecnologia avançada para empresas, escolas e organizações.

Interface do Zorin Grid

A ferramenta visa automatizar alguns processos, que se fossem feitos PC por PC, tomaria muito tempo e dinheiro. As principais são:  

  • Instalar e remover aplicativos;
  • Definir uma política para atualizações de softwares e patches de segurança;
  • Monitoramento do status do computador;
  • Aplicar políticas de segurança;
  • Acompanhar o inventário dos softwares e hardwares do PC;
  • Definir configurações para a área de trabalho.  

Segundo a Zorin Group, o processo será bem simples, facilitando o departamento de TI da empresa, organização ou escola.  

Quando um novo PC for incorporado, basta instalar o software cliente e assim aceitar a inscrição no Painel do Zorin Grid. Fora que você vai poder deixar pré-configurado aplicações, configurações do sistema e afins, não precisando gerar uma ISO do sistema para cada departamento ou grupo, bastando já deixar isso configurado no Zorin Grid. Eles também comentaram, que o Zorin Grid vai ter compatibilidade com outras distros Linux.  

Eles também deixaram um guia para migração do Windows para o ZorinOS, que você pode consultar aqui.  

Esse tipo de ferramenta realmente faz a diferença na hora de implementar um projeto, em que você possa automatizar e agilizar ao máximo processos, assim não deixando estações de trabalho ociosas. Creio que essa ferramenta venha na versão paga do sistema (Ultimate) e para escolas/universidades (Education) e depois para as versões Lite e Core, mas aí sem nenhum suporte da equipe do ZorinOS. Vamos aguardar pra ver 😃.  

A previsão de chegada é no verão do hemisfério norte ou no nosso inverno.   Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
TOP 8 Games Clássicos para Linux via Steamplay (2018)
Continue lendo

TOP 8 Games Clássicos para Linux via Steamplay (2018)

Como fizemos um artigo mostrando alguns jogos Trilpe A rodando no Linux de forma satisfatória, resolvemos trazer mais uma listinha para você e mostrar mais alguns jogos que já estão rodando via Steamplay, mas só que desta vez será alguns games clássicos, fazendo uma lista de jogos antigos e bons (2010 ou anterior) que você pode jogar no Linux (sem contar os nativos). Confira agora o TOP 8 Games Clássicos para Linux via Steamplay (2018).