X.Org Server 1.20.7 é lançado com melhorias para GLAMOR e Modesetting

X.org server 1.20.7

O projeto open source para implementação do X Windows System, Xorg, recebeu recentemente mais um update com melhorias significativas, provavelmente uma das últimas antes da versão 1.21 que ainda não tem data de lançamento.  

Nessa versão foram feitas 14 (quatorze) mudanças bem pontuais com correções nos drivers GLAMOR e xf86-video-modesetting, pelo Intel Linux graphics developer Matt Turner. Também houveram updates para o sistema da Oracle, Solaris, feitos pelo dev Alan Coopersmith.

Outra adição importante nessa edição, foi feita pelo responsável pela área de drivers para Linux da Nvidia, Aaron Plattner, adicionando ao xf86-video-modesetting DDX uma verificação do RandR na inicialização. Falando em NVIDIA e Xorg, essa versão virá com as implementações e correções para GPUs PRIME ou as “famosas” GPUs híbridas, que começaram na versão 1.20.6 sendo aprimoradas e agora contendo mais melhorias.

A Intel foi outra empresa que colaborou também com essa versão, com o seu desenvolvedor Kenneth Graunke, que adicionou no driver modesetting, o EGL_MESA_query_driver para selecionar o driver DRI, se assim for possível. A outra mudança foi com o GLAMOR, que agora poderá consultar o driver via EGL_MESA_query_driver, assim beneficiando quem utiliza o Iris Gallium 3D.

Red Hat foi mais uma empresa colaborando, com o dev Michel Dänzer, agora para o Wayland, GLAMOR e algumas correções para os modesettings de drivers.  

Para ver o anúncio completo, você pode consultar ele aqui.  

Essa versão do Xorg, a 1.20.7, está no tempo hábil de entrar para o Ubuntu 20.04 LTS, o que é muito bom, pois dará para testar por completo mais uma distro Linux com soluções para notebooks híbridos. As primeiras foram o Manjaro e o RegataOS (projeto brazuca).  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste