Ubuntu 19.04 chega ao fim do seu ciclo de vida ainda este mês, atualize já!

Ubuntu 19.04

A excelente versão 19.04 do Ubuntu está chegando ao fim da sua vida útil ainda neste mês. Se você estiver utilizando essa versão do sistema, não perca tempo e faça já a atualização para o Ubuntu 19.10!    

A versão 19.04 do Ubuntu trouxe muitas melhorias, comparadas as suas antecessoras, foi sem dúvidas a melhor versão do sistema lançada desde o abandono do Unity, até então. A superioridade do sistema em comparação a LTS 18.04 fez com que um grande número de usuários o adotasse como sistema principal, mas algum dia tudo tem seu fim.  

O Ubuntu possui dois tipos principais de lançamentos, sendo as versões LTS, que possuem um suporte de cinco anos e são lançadas a cada dois anos. E as versões intermediárias, que possuem um suporte de nove meses e são lançadas a cada seis meses nos espaços de tempo entre as versões LTS.  

O Ubuntu 19.04, apesar de ser uma versão excelente, é uma versão intermediária, tendo o seu suporte prestes à acabar no próximo dia 23 (Janeiro/2020).  

Mas o quê significa o fim do suporte? O meu sistema vai parar de funcionar?

O sistema continuará funcionando normalmente, mas nenhum tipo de atualização será lançada para a versão a partir desta data. Sem atualizações, principalmente as de segurança, o sistema se torna cada dia mais vulnerável, e as chances de ocorrerem bugs e até mesmo de sofrer ataques de softwares maliciosos se tornam cada vez maiores.  

Utilizar um sistema que já tenha passado o seu tempo de suporte não é recomendado em hipótese alguma, por isso o mais indicado a fazer é atualizar o seu sistema para a versão seguinte, que neste caso é a 19.10 ou então fazer uma instalação limpa do Ubuntu ou outro sistema da sua escolha.  

Como atualizar para a próxima versão?

Já fizemos um artigo aqui no blog com várias dicas sobre o quê fazer depois de instalar o Ubuntu 19.10, e uma dessas dicas é justamente como fazer a atualização a partir do 19.04.  

O nosso artigo de lançamento da versão 19.10 também é uma ótima pedida para quem está para chegar agora na nova versão do Ubuntu.  

O Ubuntu 20.04 LTS está chegando em Abril deste ano, com mais cinco anos de suporte e várias melhorias, e outra grande vantagem de se estar utilizando a versão 19.10 é que será possível realizar uma atualização para a nova LTS, não sendo necessário formatar a máquina e realizar uma instalação limpa.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Monitoramento de hardware em jogos no Linux
Continue lendo

Monitoramento de hardware em jogos no Linux

Softwares para monitoramento de hardware em jogos são ferramentas muito utilizadas entre os gamers de PC. Muitos recém chegados ao mundo dos games no Linux, estavam acostumados a utilizar aplicações como o Fraps ou Afterburner no Windows, e no Linux não fazem idéia de como monitorar o desempenho do seu hardware enquanto jogam.