Will Cooke deixa a divisão de desktop do Ubuntu, entra Martin Wimpress

Will Cooke deixa a divisão de desktop do Ubuntu, entra Martin Wimpress

Uma notícia pegou alguns usuários da comunidade Linux de surpresa, especialmente aqueles que usam o Ubuntu. Will Cooke saiu da empresa.        

Cooke ficou na Canonical como diretor/gerente do Ubuntu Desktop de 2014 a 2019, sendo um dos responsáveis pelo projeto Unity, que depois de muitos anos de vida, “morreu”, assim dando lugar novamente ao GNOME, como DE do Ubuntu.

Há alguns meses, fizemos uma entrevista com Cooke, e nela tem algumas declarações interessantes sobre o rumo do Ubuntu nos desktops foram ditas. Você pode conferir na íntegra a entrevista através do link.  

Agora, quem assume a divisão de Desktops para o Ubuntu, é o Martin Wimpress, mais conhecido como o dev principal do Ubuntu MATE. Além de também trabalhar como engineer na Snapcraft, da Canonical.

Imagem de divulgação do Ubuntu MATE 19.10

Com essa mudança na diretoria, na divisão do Ubuntu Desktop, podemos esperar muitas coisas boas vindo por aí. Umas das façanhas do Wimpress, é “reviver” o Unity dentro do MATE, além é claro de fazer trabalhos relacionados aos laptops híbridos (Intel+NVIDIA), onde no Ubuntu MATE, algumas implementações como o applet mate-optimus, que faz a alternância (switch) entre as placas, além é claro, de ser uns dos primeiros a começar a implementar as novidades da NVIDIA para esses laptops. Além de que, o Wimpress está mais ativo nas redes sociais e comunidades do que o Cooke.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste