GNOMENotícias

ArcMenu 33 chega com suporte ao GNOME 3.34 e várias outras novidades

No último dia 5/10, o ArcMenu – uma extensão para o GNOME Shell que provê um menu de aplicativos e atalhos no painel – lançou a sua versão de número 33. Com suporte ao GNOME Shell 3.34, e a adição de várias funcionalidades.      

Para um grande número de usuários, o uso de extensões no GNOME Shell é algo indispensável. Por mais que não sejam mantidas pelo próprio projeto, as mesmas fornecem funcionalidades que, para muitos (como eu), são o que faltava para o GNOME Shell se tornar o ambiente gráfico ideal.  

Não sabe o que é, ou como instalar e gerenciar as extensões no GNOME Shell? Temos um post aqui no blog que irá tirar todas, ou ao menos a grande maioria das suas dúvidas.  

Se você está “antenado” com as mais recentes novidades relacionadas ao GNOME, então você sabe que nas últimas versões ele recebeu uma variedade muito boa de polimentos e novas funcionalidades, bem como melhorias “absurdas” no desempenho. Acompanhando o ritmo, os desenvolvedores que mantém várias das extensões tem feito o mesmo. E o pessoal do ArcMenu não ficou para trás. Como você pode conferir à seguir.  

Então, o quê há de novo?

Agora o ArcMenu disponibiliza uma seleção de vários layouts diferentes, incluindo alguns mais ao estilo “Menu Iniciar” do Windows, “Cinnamon Menu” do Linux Mint, Whisker Menu do XFCE, entre outros.  

arcmenu img01
  • Selecionar entre vários temas pré definidos, ou criar o seu próprio;
  • Importar e exportar temas;
  • Suporte ao GNOME 3.34;
  • Opção para esconder o botão de desligar o sistema;
  • Aumentar o tamanho dos ícones das aplicações;
  • Editar ícones e nomes dos atalhos de aplicações;
  • Novo logo do ArcMenu;
  • Aprimoramentos de performance;
  • Integração com a extensão DashToPanel, que permitirá “arrastar e soltar” atalhos de aplicativos, entre o ArcMenu e o painel na DashToPanel;
  • Abrir arquivos localizados dentro de pastas diretamente do mecanismo de busca.  

Várias outras melhorias que você pode conferir na página de lançamento do ArcMenu, no Gitlab. Instale o ArcMenu a partir da GNOME Shell Extensions.  

Eu tenho utilizado o GNOME Shell como a minha interface gráfica padrão há pouco mais de um mês, e desde então nunca utilizei menus ao estilo do ArcMenu. Utilizo o GNOME Shell em seu layout padrão. Porém, após ler e ver as novas funcionalidades do ArcMenu fiquei bastante tentado a testar.

Você utiliza o ArcMenu, ou alguma outra extensão semelhante? O quê achou das novas funcionalidades? Conte-nos nos comentários.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!