NotíciasNvidia

NVIDIA lança documentação das suas GPUs e ajuda NOUVEAU

O mundo do open source recebeu uma notícia bombástica, para dizer no mínimo. A NVIDIA passou a ajudar desenvolvedores dos drivers de código aberto para Linux. NOUVEAU ouviu um amém?      

Sem que ninguém esperasse, a NVIDIA lançou uma documentação no GitHub, disponibilizando informações como às suas tabelas de BIOS, bloco de controle dos dispositivos, inicialização dos dispositivos, segurança em torno da Falcon Engine, ajustes no clock das memórias, programa de shader headers, estados de energia, entre outras “cositas”.

Isso já vinha sendo discutido desde 2013, na lista de discussão do NOUVEAU.   Isso é uma grande novidade e vai ajudar muito o pessoal do NOUVEAU a lidar comas GPUs de gerações como Maxwell, Pascal, Volta, e Kepler, o que pode melhorar o desempenho do driver open source.  

No entanto, há um “porém”,, essas novidades ainda não poderão ser sentidas nas versões mais novas, como as GPUs GTX 900 series ou mais novas, ainda não tendo o re-clocking / signed firmware dessas séries. Não duvido que isso seja questão de tempo para que elas também sejam “incluídas”.  

Quem noticiou essa novidade, foi o pessoal do Phoronix, e em email respondido pela NVIDIA, o trabalho de disponibilizar a documentação ainda está no estágio inicial e em constante progresso. Pode parecer um passo pequeno agora, mas é um passo ao menos, de forma semelhante ao que a AMD fez no passado.  

Se você quiser acessar a documentação de forma oficial, basta acessar o GitHub da NVIDIA aqui. Ela usa a licença MIT.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?

    Notícias

    Canva adquire Affinity, competindo frontalmente com Adobe