NotíciasSistemas operacionais

Novo BigLinux é lançado, com base Ubuntu 19.04

Para quem acompanha o cenário Linux “tupiniquim”, já ouviu falar da distro BigLinux, que é muito tradicional no meio de TI e que já foi a distro de entrada de muita gente no mundo Linux.    

Como tudo no mundo da tecnologia, temos evoluções e com o BigLinux não poderia ser diferente. Eis que em 2019, a distro volta com tudo e reformulada. A última versão tinha sido a 7.10 e lançada em 2017.    

A reformulação da distro  

Primeira coisa que foi feita pelo pessoal do BigLinux, foi encontrar a base do sistema, e a escolhida foi o Ubuntu 19.04 e pretendem estabilizar no Ubuntu 20.04 LTS. Isso é muito bom, pois “vai pegar” as melhorias que vêm sendo implementadas pelo Ubuntu, como os drivers de vídeos recentes, Kernels e melhorias em geral.  

Depois vem a escolha do Desktop Environment (DE), que antes eram usados o Cinnamon e a DE do Deepin. Depois de muitos testes, foi escolhido que seria melhor voltar para o KDE e implementar o LXQT.  

Outras novidades apresentadas nesta versão 19.04 do BigLinux são:

● 30 webapps, entre eles Whatsapp, Telegram, Netflix, Spotify, Deezer, Prime Vídeo, Google Maps, Youtube, Twitter, Skype, Waze, TuneIn, Messenger, que ao todo não chegam perto de consumir 1 MB de armazenamento;  

VYpQ42 luKTWGaPFOVy8Xe8ZuXdEOfVIsEYGZGyblLZLP2qLcXL67ONI37EwTtVPdGpowZ2QSlrO 1YrCgXxeHwOdf3knasjCqo7b5rRLcBT2YzeP5IPe98ecVFOOMJv5vEtK75
jjHIkOZ7E0Rj WYaTWwlfIChGKeMmEsZ0wXvElVq

● Sistema de Arquivos Btrfs, que já vem configurado para criar pontos de restauração de até 7 dias (snapshots ou backups). Por padrão esse recurso funciona apenas para arquivos do sistema, não mantendo cópias dos arquivos da pasta do seu usuário, ou seja, a pasta /home, mas, se você preferir, pode alterar a opção em “Snapshots e backups”;  

● Três (3) temas pré-configurados:  Arc, Adapta e Dark;  

6qQYzfsrnk3jV 3f2d22Dk3MsjRfuZUaZmfMbbtOPnbNB1MeFdbriDDLxVS0SGI40gYJZwqNmJ9NFA8oH1LTx x2vDqPims2EtjJicfh Ld7nXq4HBG0r7GQ74019oqsE5fun3ga

● Editor de Imagens GIMP, já com o GMIC e o PhotoGimp (criação Diolinux) instalados por padrão;  

6xbXyqQQLtXcKiyJMGA28B 5bL3w7c6RUkRFEIufO1yjSogQ4J76ceaSoQyEmULJO8pc LZFuwlMCa6Aoe6goXPDl3kEupvWJTkdm5tcfrhm0WTy4kkOwOCAu1FI8piv29eGowMb

● Outra possibilidade, é poder escolher entre o Kernel “normal” (Generic, o mesmo usado pelo Ubuntu, por exemplo) ou o Kernel Xanmod, que conta com algumas melhorias.  

Às versões dos principais programas são:  

  • Kernel Generic 5.0.0-25.26;
  • Kernel Xanmod 5.2.8-8;
  • KDE Frameworks 5.60.0;
  • KDE Plasma 5.16.4;
  • LibreOffice 6.3.0;
  • GIMP 2.10.8;
  • Firefox 68.0.2;
  • Chromium 76
  • Mesa Driver 19.0.9
  • Suporte para Snap e Flatpak na loja de aplicativos.  

Configuração mínima – Processador de 64 bits Intel ou AMD, ou compatível – 2 GB de memória RAM – 8 GB de espaço de armazenamento.

Configuração recomendada – Processador de 64 bits Intel ou AMD, ou compatível – 4 GB ou mais de memória RAM – 40 GB ou mais de espaço de armazenamento.

Para baixar a nova versão do BigLinux, basta acessar este link.  

Muito bom ver uma distro tão querida retomando “os trabalhos” com “gás total” e trazendo um produto de qualidade, como o pessoal do BigLinux está fazendo. Espero que continue por muitos anos 😁.  

Nós diga aí nos comentários, o que achou dessa versão nova do BigLinux.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos