Suporte do plugin Snap no Fedora pode não acabar, entenda

Suporte do plugin Snap no Fedora pode não acabar

Algumas semanas atrás escrevi um artigo citando que Richard Hughes, um dos principais engenheiros de software da Red Hat, tinha anunciado na lista de discussão dos desenvolvedores do Fedora que o plugin do Snap na Gnome software seria “desativado” no Fedora 31. O assunto rendeu, vários pontos de vistas e questões técnicos foram abordados na lista e tudo indica que o resultado será diferente.      

Antes de tudo, leia a postagem sobre o tema para entender melhor essa situação. Uma das alegações de Hughes para desativar o plugin que faz a integração da Gnome Software com os Snaps, era que o projeto Fedora não poderia ter sobre si a responsabilidade do plugin e nem manter tal. Além de outros assuntos técnicos, como a Gnome Software realmente não gerenciar esse tipo de pacote. No entanto, parece que a Canonical, empresa responsável pelo formato, está interessada na manutenção e suporte dessa plugin em outros sistemas. Ao menos foi o que deu a entender com as declarações de um de seus desenvolvedores, Robert Ancell.  

Engenheiro de software da Canonical e membro da equipe do desenvolvimento do desktop Ubuntu, Robert Ancell também participou da lista de discussões sobre o tema e declarou que a Canonical se importa com a possibilidade de integração de seu plugin com a Gnome Software em outros sistemas:

Deixe-me garantir que estamos comprometidos em manter o complemento […]. Queremos ter certeza de que está disponível para qualquer usuário do GNOME Software que queira usar o Snaps, independentemente da distro que estiver usando”.   

Meu entendimento da situação foi que a Canonical está trabalhando em uma experiência separada e adaptada para o Ubuntu, porque eles têm necessidades extras, mas tudo isso foi construído no GNOME Software em primeiro lugar”.  

Sabemos que a Canonical vem desenvolvendo uma nova loja para o Ubuntu, pensada nos Snaps. Também faz sentido a empresa não abandonar a manutenção do plugin Snap para outros sistemas que usem a Gnome Software. Afinal, isso limitaria o alcance de seu formato de empacotamento, dificultando ainda mais a aceitação por parte de outras distribuições. Ancell informa que não sabia dessa situação dentro do projeto Fedora e que gostaria de ter entrado nessas conversas (junto aos mantenedores do Snap na distro) anteriormente e que está comprometido em fornecer uma boa experiência para os usuários de Snap no Fedora.  

Ancell deixa claro que a Canonical solicitou a ele, para que mais detalhes não fossem informados: “

Me pediram para não distribuir detalhes sobre as conversas até que fizessem uma declaração pública, que ainda não foi feita. Não estou confortável com a situação, mas também temos que fazer alguma coisa”.  

Será que a Canonical vai se comprometer em manter seu plugin Snap para a Gnome Software, mesmo com uma nova loja em desenvolvimento? Como abordei anteriormente, faz sentido eles investirem nisso, pois, o Snap estaria facilmente acessível para outros usuários Gnome e convenhamos, parece que as demais distribuições estão se focando no Flatpak.   

Veja por completo as declarações do desenvolvedor da Canonical.  

E você o que acha de toda essa questão? Participe de nosso fórum Diolinux Plus e fique por dentro das novidades.  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎

Fonte: Fedora.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
AppImage, Flatpak ou Snap?
Continue lendo

AppImage, Flatpak ou Snap?

Qual das 3 novas alternativas de empacotamento de software no Linux é a melhor? Quem já utilizou Linux há alguns anos não reconheceria as distribuições em seu estado atual. A evolução foi intensa e numa velocidade assombrosa, nisso novos formatos de empacotamento apareceram no cenário, são eles: AppImage, Flatpak e Snap.
Novidades que estão chegando no Fedora 31 Workstation
Continue lendo

Novidades que estão chegando no Fedora 31 Workstation

Quem chega ao mundo do Linux, sempre é apresentado a algumas opções para usar em seu PC, dentro dessas opções está o Fedora. Em resumo, o Fedora é uma versão comunitária do RHEL (Red Hat Enterprise Linux) e apoiada pela própria Red Hat. Geralmente é no Fedora que recursos serão testados e usados no RHEL.