TutoriaisSistemas operacionais

Organize seus arquivos via terminal com o Classifier

Existem situações em que a melhor opção e mais prática, é deixar o computador “fazer todo serviço sujo”. Não me entenda mal, mas tarefas demasiadamente repetitivas acabam me desmotivando. Por exemplo, é comum você lotar sua pasta Downloads com inúmeros arquivos, e para encontrar algo rapidamente é “um parto” (como diria “O Cara do TI”). Pensei em criar um script para resolver este problema, porque não pesquisar e ver se já existe uma solução? Afinal, não quero perder tempo “reinventando a roda”.

Se assim como eu você necessita de uma solução que organiza automaticamente seus arquivos, de forma rápida e descomplicada, o Classifier pode ser uma boa solução. Esse script em Python é muito interessante.

Funcionamento do Classifier

Entender o Classifier não é nado complicado. Ele irá organizar automaticamente seus arquivos movendo conforme os tipos, para diretórios pré-selecionados pelo script. Por exemplo, arquivos de extensão “.mp3” serão movidos para uma pasta (no próprio diretório que você está organizando) chamada “Music”. Arquivos “.png” para uma chamada “Pictures” e sucessivamente. A seguir veja a lista de extensões e suas categorias, vindas por padrão:

IGNORE: 

part, desktop.

Music: 

mp3, aac, flac, ogg, wma, m4a, aiff, wav, amr.

Videos:

flv, ogv, avi, mp4, mpg, mpeg, 3gp, mkv, ts, webm, vob, wmv.

Pictures:

png, jpeg, gif, jpg, bmp, svg, webp, psd, tiff.

Archives: 

rar, zip, 7z, gz, bz2, tar, dmg, tgz, xz, iso, cpio.

Documents: 

txt, pdf, doc, docx, odf, xls, xlsv, xlsx, ppt, pptx, ppsx, odp, odt, ods, md, json, csv.

Books: 

mobi, epub, chm.

DEBPackages:

deb.

Programs: 

exe, msi.

RPMPackages: 

rpm.

Você pode adicionar novas extensões e modificar os nomes das pastas, diretamente no arquivo de configuração do Classifier, basta modificar o arquivo oculto “.classifier-master.conf” contido em sua pasta home. O próprio Classifier possibilita essa modificação, utilize o comando:

classifier --edittypes

Ou a versão abreviada do comando:

classifier -et

O editor de documentos padrão do seu sistema abrirá, assim você poupa tempo, sem precisar ir até sua pasta home e localizar o arquivo de configuração. Para resetar as modificações utilize este:

classifier --reset

Ou a outra opção:

classifier -rst

“Mãos na massa”

Para organizar seus arquivos, você poderá fazer de algumas maneiras. Navegando via terminal até o diretório que deseja organizar e logo após utilizar o comando “classifier”:

Contudo, caso existam subdiretórios essa maneira não é a mais indicada. Sugiro criar uma pasta, onde visa manter os arquivos organizados e através do Classifier, especificar este diretório, por exemplo:

“classifier PASTA_COM_ARQUIVOS PASTA_ORGANIZADA”, a sintaxe seria assim:

classifier -d PASTA_COM_ARQUIVOS -o PASTA_ORGANIZADA

Onde “-d” (–directory) é o diretório alvo, com os arquivos e “-o” (–output) é a saída, onde os arquivos serão organizados. Você pode utilizar outros parâmetros e ver todas as funcionalidades do script, para isso acesse seu manual “–help”:

classifier -h 

Instalando o Classifier em sua distribuição

Antes de instalarmos o Classifier, será necessário instalar o gerenciador de pacotes Python. Utilize o comando conforme sua distribuição.

Debian, Ubuntu, Deepin, Mint e derivados:

sudo apt install python-pip

Fedora:

sudo dnf install python-pip

openSUSE

sudo zypper install python-pip

Arch Linux, Manjaro e derivados:

sudo pacman -S python-pip

Depois instale o Classifier:

sudo pip install classifier

O Classifier pode ser muito útil e prático para organizar aquela bagunça, sendo um utilitário indispensável para quem acaba com o tempo desorganizando seus arquivos. talvez ele não seja a solução mais “poderosa”, entretanto, aguardem que novidades poderão vir (😁😁😁).

Faça parte de nossa comunidade, acesse o fórum Diolinux Plus, e não perca nada.

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
275 postagens

Sobre o autor
Técnico em Informática, redator e SISTEMATICAMENTE apaixonado por tecnologia. A mente responsável pelo projeto OSistemático.
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoSistemas operacionais

Conheça 7 recursos do novo COSMIC

Tutoriais

Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

Tutoriais

Como instalar Debian Unstable (Sid)