Como instalar o ULauncher
Sistemas operacionais

Como instalar o ULauncher e trazer produtividade para o seu Linux

Para quem precisa de uma ferramenta que facilite a sua vida na hora de buscar arquivos, programas e afins, nada melhor que um buscador para lhe ajudar nisso. Hoje vamos apresentar o ULauncher.    

Aqui no blog mesmo, apresentamos alguns softwares que tem essa função de busca, são os casos do Synapse, Gnome Pie, CEREBRO, por exemplo. Infelizmente esses softwares não recebem algum update há pelo menos uns 6 meses, no mínimo.  

Agora temos mais um novo candidato para preencher essa lacuna. É o ULauncher.  

Ele tem a mesma premissa dos outros apps, em facilitar o seu dia a dia, e pelos testes feitos ele se saiu muito bem obrigado.

Instalando o ULauncher

Para instalar ele é bem simples, pois, tem pacotes nos formatos .DEB e .RPM, que servem na maioria das distros, como Ubuntu, Fedora, openSUSE, Mint, Pop!_OS. Se preferir ainda, acessar a pagina de Download e escolher o melhor método para a sua distro. Entretanto, se a sua distro não suporta esses formatos, pode-se usar o TAR.GZ e seguir as instruções de instalação. 

ULauncher em DEB  

ULauncher em RPM(Fedora28) e RPM(Fedora29)

ULauncher em TAR.GZ  

Seu  funcionamento é bem simples, para começar a usar basta utilizar a combinação de teclas “Ctrl+Espaço”, assim já aparecendo sua barra de pesquisa.  

ilOwS1iDJ9CnPtEfzNk3T61NodSA1 9eNIK3Yj

Feito isso, você pode pesquisar por pastas no sistema, como fazer pesquisas na internet. Além disso, também se pode acrescentar extensões nele, assim tornado mais produtivo conforme a sua necessidade.   

A instalação das extensões é bem simples, primeiro vá em Preferences :  

rvXP013vG6gZgNg w8RQRSY1Yvv Df38JhfH5n1JBSQThN o8pUTejHkSQ1NzKVUtIFm0Ue5LWdwKVbBeSOIruqG28Ua4J49UZ8Y7wPErwqVjSiYKwkqgSRiOrMIYjHFfdVh2Lus

Depois acesse Extensions >> Add extension

IlTUOGYa7fUJv05qHQuP6j uNctNUUSrAzNVKWtT51bYBOyDcivNFzNXzXOWPh

Logo após clicar em Addextension, vai abrir um pop-up, para você adicionar uma URL.  

3SmkqvXpEBuOouqXwICPhqUghPdQxuuKyoIk3zC5rKerHXtLR6k0PaFm9jLvXTVKu8 ldrdL6xWHvRrMADT ZH3SSI2

Essa URL você vai obter em seu site voltado às extensões, que depois de escolher alguma, você copia e cola no espaço reservado. Em seguida é só dar um Save e fechar a janela, que fica minimizada na barra do seu sistema.  

Para maiores informações, você pode acessar o GitHub do ULauncher.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Conheça 7 recursos do novo COSMIC

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)