AplicativosSoftwares

Olivia, um elegante player para streaming de áudio

Dizem as más línguas que “Linux não tem programas”. Ao contrário desta “afirmação”, a cada dia conheço um app novo para Linux. Particularmente, amo isso. Hoje irei apresentar um player de música voltado a streaming, que conheci recentemente, ao “procurar por programas novos”.      

Player de música é um assunto muito pessoal, e no Linux existem inúmeras alternativas. Caso tenha um player favorito, não é crime algum ter predileções, permita-se experimentar coisas novas. Sem mais delongas, conheça o software Olivia, um player de música escrito em Qt5, open source e que pode lhe chamar a atenção.   

Olivia um player focado em streaming

Ao contrário da maioria dos tocadores de som (essa é para “os das antigas”), Olivia tem foco no streaming de áudio. Seja procurando por músicas no Youtube ou em rádios online. O app está em constante desenvolvimento e conforme o tempo passa, novas features são esperadas. Com mais de 25.000 estações de rádio da internet, o programa poderá muito bem agradar aos ouvintes de rádio (confesso que este não é o meu caso).  

olivia-snap-player-cloud-music-musica-streaming-youtube-rádio-app-linux

  O reprodutor de música está em alfa, e por ser relativamente novo, problemas em sua interface podem ocorrer. Caso isso acontece, os próprios desenvolvedores pedem para executar o app via terminal, com um comando que aparentemente resolve o problema (quando executado via linha de comando). No entanto, ao menos em minha instalação no Ubuntu 18.04, não obtive problema algum. Veja o comando abaixo:  

QT_STYLE_OVERRIDE='gtk' olivia-test.olivia

Caso o Olivia tenha erros como: fontes grandes demais, e aparência fora de resolução, o comando acima deve contornar.  

Alguns recursos e características do Olivia

  Com funcionalidades interessantes, creio que vale o teste do Olivia, irei citar alguns que me chamaram a atenção.  

  • Pesquisa e reprodução de artistas, álbuns e músicas online;
  • Reprodução de música do Youtube (apenas áudio, economizando a banda de sua internet);
  • Rádio online, com mais de 25.000 estações do mundo inteiro;
  • Interface personalizável, com cores, transparência, tema conforme a música e muito mais;
  • Mini-player, player convencional e modo tela cheia;
  • Recomendação de músicas, conforme músicas relacionadas;
  • Opção de ouvir as músicas offline;
  • Entre outras funcionalidades (não quero “estragar” sua descoberta 😁😁😁).
olivia-snap-player-cloud-music-musica-streaming-youtube-rádio-app-linux-mini-player

No momento que escrevo este post o Olivia não possui a função para apagar o cache local, das músicas que você vá salvando para reprodução offline. Caso queira excluí-los, navegue com seu gerenciador de arquivos (no meu caso estou utilizando o Nautilus) e apague os arquivos.  

~/snap/olivia-test/current/.local/share/org.keshavnrj.ubuntu/Olivia/downloadedTracks
olivia-snap-player-cloud-music-musica-streaming-youtube-rádio-app-linuxolivia-snap-player-cloud-music-musica-streaming-youtube-rádio-app-linux-offline

Instalando o “cloud player music” Olivia

  Por estar em desenvolvimento e considerado como “software alfa”, o player poderia trazer um certo risco ao seu sistema. Isso se o mesmo não estivesse em Snap. Neste formato o Olivia estará à parte de seu sistema, garantindo segurança e caso não goste do player, desinstale ele sem comprometer sua máquina. Para instalar o programa em seu sistema será necessário ter o Snap configurado, no caso do Ubuntu ele é padrão. Está utilizando outro sistema? Não tem problema, acesse este artigo e configure facilmente o Snap.   No caso do Ubuntu você pode simplesmente pesquisar por “Olivia” em sua loja e efetuar a instalação.  

olivia-snap-player-cloud-music-musica-streaming-youtube-rádio-app-linux-loja-ubuntu

  Ou se possui o Snap configurado em seu sistema, e prefere o terminal. Instale com o comando abaixo:  

sudo snap install olivia-test

  Para remover o programa, utilize o comando:  

sudo snap remove olivia-test

 Já conhecia o player Olivia? Depois do Spotify passei a não utilizar mais players, porém, fiquei curioso em testar esse. Acesse nosso fórum Diolinux Plus, quem sabe a galera tem indicações de players de música interessante.   Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!