Libra, criptomoeda do Facebook, promete revolucionar a forma com que você paga suas contas
Notícias

Libra, criptomoeda do Facebook, promete revolucionar a forma com que você paga suas contas

O Facebook anunciou nesta Terça-feira (18) detalhes de como irá funcionar a sua criptomoeda, chamada de Libra, que poderá ser usada dentro dos serviços oferecidos pela Rede Social (como WhatsApp e Messenger), além dos serviços e varejistas que serão certificados para usá-la.

Em sua apresentação, a empresa descreve o Libra como “uma moeda global simples e uma infraestrutura financeira que dá poder a bilhões de pessoas.”. Complementando com:

“O advento da internet e da banda larga móvel permitiu que bilhões de pessoas, globalmente, tivessem acesso a conhecimento e informações do mundo, comunicações com alta fidelidade e uma ampla variedade de serviços mais convenientes e de menor custo. Esses serviços agora podem ser acessados usando um smartphone de 40 dólares praticamente em qualquer lugar no mundo. Essa conectividade impulsionou o fortalecimento econômico, permitindo que mais pessoas acessem o ecossistema financeiro. Trabalhando em conjunto, as empresas de tecnologia e as instituições financeiras também encontraram soluções para ajudar a aumentar o fortalecimento econômico em todo o mundo. Apesar deste progresso, grandes faixas da população mundial ainda são deixadas para trás — 1,7 bilhão de adultos em todo o mundo permanecem fora do sistema financeiro, sem acesso a um banco tradicional, apesar de um bilhão deles ter um celular e cerca de meio bilhão ter acesso à internet.”

https://www.youtube.com/watch?v=4zw-jpVFKMY&feature=emb_title

Considerando aspectos técnicos, o Libra contará com uma blockchain, chamada de “Blockchain Libra”, que será construída em código aberto, assim facilitando a implementação junto com os serviços financeiros. Para fazer a governança do projeto, foi criada a Associação Libra, que ficará sediada em Genebra – Suíça.

N Az5F5HT8jY NpUoNURTsPMN1T G UNNDhdBT219O

Essa associação não vai estar 100% controlada pelo Facebook, e sim dividindo o controle com mais os 100 “Membros Fundadores”, conforme afirmam no site:

“Assim que a rede Libra for lançada, o Facebook e suas afiliadas terão os mesmos compromissos, privilégios e obrigações financeiras que os outros Membros Fundadores. Como um membro entre muitos, o papel do Facebook na governança da associação será igual ao de seus pares.” 

Com um complemento sobre a importância  de como a associação irá funcionar:

“A Associação Libra é uma organização de membros independente e sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. O objetivo da associação é coordenar e fornecer uma estrutura de governança para a rede e a reserva, e liderar a concessão de subsídios de impacto social em apoio à inclusão financeira. Este informe técnico é uma reflexão de sua missão, visão e alcance. Os membros da associação são formados por uma rede de nós validadores que operam o Blockchain Libra.

Os Membros da Associação Libra consistirão de instituições acadêmicas, organizações internacionais e sem fins lucrativos, e empresas de diversos setores, distribuídas geograficamente. O grupo inicial de organizações que trabalharão juntas para completar o quadro da associação, tornando-se “Membros Fundadores.”

Até o momento, essas foram as empresas que se juntaram ao projeto Libra:

Pagamentos: Mastercard, PayPal, PayU (Naspers’ fintech arm), Stripe, Visa

Tecnologia e mercados: Booking Holdings, eBay, Facebook/Calibra, Farfetch, Lyft, Mercado Pago, Spotify AB, Uber Technologies, Inc.

Telecomunicações: Iliad, Vodafone Group

Blockchain: Anchorage, Bison Trails, Coinbase, Inc., Xapo Holdings Limited

Capital de risco: Andreessen Horowitz, Breakthrough Initiatives, Ribbit Capital, Thrive Capital, Union Square Ventures

Organizações internacionais e sem fins lucrativos, e instituições acadêmicas: Creative Destruction Lab, Kiva, Mercy Corps, Women’s World Banking

Eles ainda esperam que completem os 100 membros da associação até o lançamento da criptomoeda, que está prevista para o primeiro semestre de 2020.

A Calibra será a carteira para gerenciar as transações feitas com o Libra, e para garantir que o seu dinheiro e informações estejam seguros, serão usados os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, tendo ainda um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos.

Sobre a privacidade, a Calibra não dividirá informações de conta e/ou dados financeiros com o Facebook Inc ou qualquer outro terceiro, a menos que tenha consentimento do cliente. No comunicado eles mencionam as hipóteses onde isso pode acontecer, como Prevenção a fraudes e atividades criminosas; Conformidade com a lei e Processamento de pagamento e prestadores de serviços, são só alguns dos exemplos citados. Para conferir na íntegra, basta acessar este link.

Para conferir todas as novidades referentes, recomendo acessar os links do Libra, aqui, aqui e aqui. A carteira Calibra tem previsão de chegar para as plataformas do Facebook (WhatsApp e Messenger), além de um app independente para  iOS e Android

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust