Comandos no Flatpak 1.2 que vão facilitar o gerenciamento dos pacotes

Comandos no Flatpak 1.2 que vão facilitar o gerenciamento dos pacotes

Quando você vai instalar um programa via Flatpak, pode usar as “lojinhas” da sua distro para gerenciá-los, desde que esteja habilitado o recurso, assim podendo pesquisar, instalar os apps,etc. Quando precisamos utilizar o terminal para tal tarefa parece que ainda temos algumas “pedras” que precisam ser tiradas, especialmente por conta da sintaxe dos comandos.

Um dos desenvolvedores do Flatpak, Matthias Clasen (que desenvolve para o Gnome e trabalha para a Red Hat), postou uma nota no “Blog do Gnome” mostrando as novidades que virão na versão 1.2 do Flatpak, que realmente parecem vir para facilitar (e muito) quem usa Flatpak via linha de comando.

Colunas:

Na versão 1.2 do Flatpak, vamos poder obter as informações dos pacotes em colunas e assim não extrapolar os limites do terminal, ficando assim organizado e “bem apresentável”. Para isso vai se usar o parâmetro –columns. 

Para saber o que cada coluna faz, você vai poder acrescentar o “=help” no final do comando, ficando flatpak list –columns=help. O resultado você vê abaixo na imagem.

Reporte de erros mais claros

Antigamente, quando se tentava um comando e por alguma razão você o errava, o Flatpak dava um erro e não dava muitas informações, a ideia é mudar esse comportamento. No exemplo usado, a palavra “search” não tem o “C” e o Flatpak lhe dá a sugestão de como seria o comando correto, que seria o “search” com “C” e ainda lhe indica a consulta do “help” da aplicação.

Busca mais amigável

Outra coisa que vai mudar é a forma que se busca algum programa no Flathub, o repositório de Flatpaks da comunidade. Atualmente para se buscar algum pacote no repositório é preciso fazer quase um curso de memorização. Por exemplo, para instalar o aplicativo “Meld” o comando de instalação seria este:

flatpak install flathub org.gnome.meld

E sejamos sinceros, muitos não conseguem decorar tudo isso para instalar um simples programa. Pensando nisso, o pessoal do Flatpak vai simplificar e facilitar a vida das pessoas e o comando para instalar vai ser algo mais familiar ao tradicionais gerenciadores de pacotes para quando precisar instalar algo no terminal.

flatpak install meld

Descrições mais informativas

Ainda, segundo Matthias, a nova versão do Flatpak chegará com melhores descrições dos programas, com informações mais completas e informativas, como podemos ver nas imagens abaixo. Você pode abreviar os nomes das colunas usando o complemento –columns, como já mencionado.

Esses foram os principais comandos e complementos anunciados,para ver o post completo e com todas as novidades mencionadas por Matthias, acesse este endereço.

Espero você no próximo post, forte abraço.

Talvez Você Também Goste
Linux Mint revela melhorias no ambiente gráfico e novidades
Continue lendo

Linux Mint revela melhorias no ambiente gráfico e novidades

Quem chega ao mundo Linux, muito provavelmente, se depara com a indicação do Linux Mint para começar a usar o pinguim (muito boa opção por sinal), assim não sentindo tanto a mudança de sistema e atenuando também a curva de aprendizagem. Para quem está habituado com o Mint, já virou tradição esperar os posts mensais com as novidades sobre o sistema.
5 Dicas PRO para Shell Script
Continue lendo

5 Dicas PRO para Shell Script

Dizem que depois que você aprende o Terminal é que você realmente começa a entender Linux profundamente. Seja isso uma verdade ou não, de fato, é verdade que dominar o terminal te dá algumas vantagens em relação ao que você pode fazer com o seu sistema. Hoje você vai conferir 5 dias para quem quer ser um PRO no Shell Script.