Como instalar o MetaTrader no Linux

O MetaTrader é um dos softwares mais populares no mercado de análise financeira, especulação e trading em bolsas de valores. Hoje você vai aprender a instalar ele na sua distro Linux.

MetaTrader Instalar Linux



Ao longo do tempo nós recebemos vários pedidos para ensinar a instalar o MetaTrader no Linux, recebemos um novo recentemente, que foi o que nos motivou a resolver este problema de uma vez. O próprio site do MetaTrader aponta o suporte para Linux, porém, ele é feito através do Wine. Isso não é necessariamente um problema, porém, o tutorial contido no site do MetaTrader é suscetível a problemas de atualização do Wine, por usar apenas o Wine instalado diretamente no sistema.
A solução para isso é usar o PlayOnLinux, ele vai fazer com que você mantenha o seu software estável.
Existe um vídeo no canal que te ensina usar todos os recursos do PlayOnLinux, apesar de ser um vídeo antigo, ele ainda é válido e será útil para você.

Como fazer a instalação do MetaTrader no Linux

O MetaTrader tem duas versões, a 4 e a 5, neste tutorial vamos usar a 5, mas você pode aplicar o mesmo método para a outra versão também.
1 – O primeiro passo é baixar o MetaTrader, faça o download e salve em alguma pasta de sua preferência, vamos puder usar ele mais tarde.
2 – Instale o PlayOnLinux, você o encontra na loja de aplicativos do seu sistema:
PlayOnLinux
3 – Abra o PlayOnLinux, vá na opção de instalar e procure por “MetaTrader”, você encontrará as duas opções, instale qualquer uma das duas. Provavelmente você terá um erro nesse processo, mas esse passo é importante para criar o prefixo do Wine onde o nosso MetaTrader vai rodar. Se ao final da instalação der erro, não se preocupe, é isso mesmo. Se não der, bom… você acabou de instalar o MetaTrader…
Seguindo…
Instalando o MetaTrader no Linux
4 – Depois do processo anterior, vamos gerenciar as versões do Wine e instalar a versão de 32 bits mais recente que você encontra (no momento deste artigo é a 3.20). Para isso clique no menu Ferramentas>>Gerenciar versões do Wine.
Configurando Wine MetaTrader
5 – O próximo passo é usar a versão do Wine que você baixou no prefixo do MetaTrader. Clique no botão “Configurar“, selecione o prefixo desejado na esquerda e clique na aba “Geral“, mude a versão do Wine para a mais recente que você encontrar, depois vá até a aba “Wine” e clique em “Configurar o Wine“, na janela que se abrir, mude a versão do Windows para “Windows 10“. Confirme as modificações.
Configuração do Wine
6 –  Clique na aba “Diversos” e vá na opção “Rodar um arquivo .exe em um driver virtual“, na janela que se abrir, selecione o arquivo .exe do MetaTrader que você baixou no primeiro passo do tutorial. O instalar deve se abrir e agora você pode instalar o software normalmente, como faria no Windows.
MetaTrader no Linux
7 – Depois disso, para facilitar o seu acesso, você pode criar alguns atalhos para o programa.  Na aba “Geral‘ você encontrará a opção “Faça um novo atalho a partir deste drive virtual“, selecione as aplicações das quais você deseja criar atalhos.
Criando atalhos
Se tudo deu certo, você poderá usar o MetaTrader normalmente.
MetaTrader no Linux
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste