[RUMOR] Valve estaria desenvolvendo ferramenta para compatibilizar jogos do Windows no Linux

Um grande rumor tomou conta da comunidade Linux nas últimas horas. Segundo o pessoal do site “Gaming on Linux”, a Valve estaria desenvolvendo uma ferramenta para compatibilizar os jogos de Windows disponibilizados em sua biblioteca para Linux, algo parecido com o que é hoje utilizado, com o Wine e com o DxVk.
[RUMOR] Valve estaria desenvolvendo ferramenta para compatibilizar jogos do Windows no Linux



Segundo a apuração do site, temos no Reddit informações sobre os novos dados no Steam DB com novos códigos que foram postados lá. Um desses código chamou a a atenção, pois ele possuia o seguinte nome e descrição: “Steam_Settings_Compat_Info”,  que possui a descrição  “Steam Play will automatically install compatibility tools that allow you to play games from your library that were built for other operating systems.” que na tradução livre ficaria assim “ Steam Play vai instalar automaticamente as ferramentas de compatibilidade que vão lhe permitir jogar os games da sua biblioteca que foram feitos para outros sistemas operacionais.”.
Muito provavelmente a Valve tem visto o crescente movimento que o Wine tomou nesses últimos meses, ainda mais com a entrada do pessoal do DxVk e assim dando um “boom” na compatibilidade de grandes jogos com o pinguim, como GTA V, DarkSouls, FarCry5, PES 2018, Doom entre outros.
Fora que já estão saindo jogos desenvolvidos com o VULKAN, concorrente do DirectX da Microsoft, e tendo um desempenho extremamente satisfatório. E também as principais engines como Unreal Engine 4, CryEngine e Unity estão dando suporte para Linux.
Por hora, não passa de rumor, mas pode “ganhar a luz do dia”, visto que a Valve ainda está empenhada no Steam OS e isso traria mais produtoras para o seu sistema, e consequentemente para o Linux, visto que o Steam OS é baseado no Debian e a Valve incentiva o uso do Ubuntu também.
Uma camada de compatibilidade do tipo poderia permitir que as desenvolvedoras não precisassem mais fazer portes de seus jogos completamente para Linux, a própria Steam promoveria essa compatibilidade.
Outro ponto também, é que isso pode trazer novos usuários para o Linux nos Desktop e mostrar para eles que o sistema é amigável e que eles podem se divertir também.
Na minha humilde opinião, isso seria sensacional se realmente acontecer de fato, pois traria concorrência no setor de jogos e isso traria benefício para os gamers, pois as empresas sempre vão buscar melhorar o seu produto, independente do sistema que você utilize, concorrência é bom para todos.
Conte-nos nos comentários o que você espera dessa “nova” ferramenta da Steam.
Até uma próxima e um forte abraço.
_____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste