NotíciasWindows

Microsoft migra 300 GB de código fonte do Windows para o Git

A Microsoft aderiu mais uma vez ao Open Source, desta vez para controlar o código e as versões do Windows, migrando mais de 300 GB em informações e código fonte para o Git, a ferramenta criada por Linus Torvalds, criador do Kernel Linux.

A Microsoft decidiu migrar de ferramenta de versionamento de código para o Git há cerca de três meses e nesta semana tivemos acesso ao anúncio do blog da empresa que informou que finalmente a migração foi concluída.

Brian Harry, vice-presidente corporativo da Microsoft, declarou que esta foi uma das maiores, se não a maior, migração de código da Microsoft. São mais de 300 GB de código fonte e cerca de 3,5 milhões de arquivos que são utilizados diariamente por 4 mil engenheiros diferentes e que geram cerca de 1700 builds todos os dias ao longo de 440 ramificações do projeto.

Não somente o Windows de PC em si agora é versionado pelo Git, mas praticamente todos os principais projetos da Microsoft, como a versão mobile do Windows, o Windows Server, o Microsoft HoloLens, o Xbox e os projetos de “internet das coisas” da empresa.

Antes do Git, a Microsoft  utilizava um sistema de gerenciamento chamado Source Depot, que é proprietário; a nova solução é hospedada com virtualização através do VSTS (Visual Studio Team Services), para alcançar a escalabilidade necessária para um projeto como este a Microsoft desenvolveu o Git Virtual File System, ou simplesmente GVFS, e disponibilizou o código fonte no GitHub.

Acredito que esta seja mais uma amostra de como o modo de desenvolvimento open source pode ser eficiente para resolver problemas dos mais variados. Se quiser ler mais sobre a migração, desafios e um pouco da história por trás da decisão, basta acessar os site da Microsoft.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!