Ubuntu

Torrent do Ubuntu é removido do Google por denúncia da Paramount Pictures

Um fato curioso e injusto aconteceu recentemente com o Ubuntu. Como sabemos, as grandes empresas de cinema vivem em guerra contra a pirataria e uma das ações que os estúdios costumam fazer é denunciar links piratas para a Google, mas parece que nem sempre o negócio é funciona como deveria.

A Paramount, e outras empresas do mesmo setor, costumam enviar mensalmente para a Google imensas listas de “conteúdo protegido” que são, segundo elas, pirateados pelas pessoas e devem ser removidos, como a Google declarou guerra contra a pirataria há muito tempo, muito destes pedidos são atendidos.

O grande problema mora nos “bots” que fazem essas buscas, certamente não há pessoas (de verdade) que buscam links por links na internet atrás de conteúdo pirata da Paramount e aparentemente também não existem pessoas analisando as denúncias feitas à Google manualmente, é compreensível, dada a imensa quantidade de dados, mas não deixa de ser preocupante, pois erros podem acontecer e muitas vezes podem prejudicar conteúdos que não tem relação alguma com a denúncia.

Ubuntu Torrent

Tudo bem que o link não chega a fazer muita falta, afinal, existem vários outros por aí, mas o link de torrent do Ubuntu 12.04.2 LTS de 32 bits foi removido como sendo uma cópia ilegal do filme “Transformers: Age of Extinction”, o que obviamente não faz o menor sentido.

Isso levanta um ponto importante, não só para o caso em questão mas para outros. A Google e o Facebook também, são duas das empresas que possuem uma maior quantidade de clientes de seus produtos e isso certamente é algo complicado de se lidar, para ajudar a trabalhar com tantas solicitações diferentes as companhias criaram algoritmos que analisam automaticamente todo o tipo de denúncia e eventualmente acabam tomando decisões baseadas nisso, entretanto, muitos casos exigem uma análise mais pessoal para que uma decisão acertada seja tomada.

Eu nunca sofri grandes prejuízos com este tipo de atitude, mas também não posso dizer que sempre passei ileso. 

Como vocês bem sabem, volta e meia eu trago alguns gameplays para o canal, e não tão raro quanto eu gostaria eu recebo flags em games por conta das músicas contidas nos games, impedindo a monetização do mesmo e fazendo com que todo o trabalho da produção do conteúdo seja “jogado fora”. 

O vídeo simplesmente é sinalizado como impróprio por eu “ter usado de má fé” um conteúdo que não me pertence (mas que pertence ao jogo) e a monetização é automaticamente desligada, ao recorrer a isso, o conteúdo eventualmente é analisado por uma pessoa, mas isso chega a demorar meses, ou seja, tempo suficiente para que de qualquer forma os valores que pudessem ser ganhos com o vídeo sejam perdidos.

Eu tenho absoluta certeza de que é muito complicado fazer um atendimento individual assim, especialmente pela colossal quantidade de ocorrências do tipo, mas algo me diz que se existe uma empresa com esta capacidade é a Google e por que não, o Facebook também.

Erros do tipo e falta de pessoalidade, como no caso do torrent do Ubuntu, podem acabar prejudicando o trabalho sério de muitas pessoas.

O que você pensa sobre o assunto?

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!