TutoriaisUbuntu

Removendo bibliotecas e dependências obsoletas no Ubuntu com o DebOrphan

Instalar e desinstalar programas é uma tarefa comum para qualquer usuário independentemente do sistema operacional, e no Linux não é diferente.

Existem várias maneiras de liberar espaço no Ubuntu e seus derivados limpando dados inúteis, veja um exemplo com o BleachBit, é possível também fazer uma faxina com o Ubuntu Tweak ou mesmo com os comandos:

sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean

Mas isso você provavelmente já sabe, a dica de hoje é muito valiosa e acredito que poucas pessoas já ouviram falar do utilitário DebOrphan.

O que é o DebOrphan?

O DebOrphan é um utilitário que sistemas baseados no Debian, isso inclui o Ubuntu e o Linux Mint, que permite remover bibliotecas obsoletas e arquivos de pacotes chamados “órfãos”. Para você entender melhor imagem que você instalou um programa da seguinte forma:

sudo apt-get install programa

Ótimo, ao final da instalação você terá o seu programa funcionando corretamente, o que você talvez não perceba é que quando você instalar o tal “programa” algumas dependências e bibliotecas foram instaladas juntamente com ele para o correto funcionamento do mesmo, isso acontece graças ao APT, que é o gerenciador de pacotes inteligente das distros baseadas no Debian, veja mais aqui.

Sendo assim quando você instala um programa com o comando do exemplo acima ele normalmente instala alguns outros pacotes como.

programa

programa-lib

programa-gtk

programa-data

Mas claro, isso é apenas um exemplo, o caso é que se você remover o programa de maneira convencional, seja pela Central de Programas, Synaptic ou comando abaixo:

sudo apt-get remove programa

Você apenas irá remover o pacote “programa”, isso ocorre muitas vezes, mesmo que no Synaptic você use a opção de remover “completamente”.

Esse comando remove o programa do computador e remove também as dependências principais deles, mas algumas podem ( e ficam ) para trás e é aí que entra o DebOrphan para remover essas libs e dados de programas que ficaram “Orphans”, ou seja, sem o “programa pai”.

Instalação do DebOrphan no Ubuntu

O DebOrphan é um aplicativo de linha de texto mas possui uma interface gráfica e está nos repositórios oficiais das distros citadas no artigo, portanto para instalar em algum deles basta você abrir o terminal e digitar o comando abaixo:

sudo apt-get install deborphan

Para instalar a interface gráfica use o comando:

sudo apt-get install gtkorphan

Agora para usar o programa, ainda no terminal rode o comando abaixo para eliminar bibliotecas Orfãs:

sudo deborphan | xargs sudo apt-get -y remove --purge

Para remover dados de pacotes desnecessários use o comando abaixo:

sudo deborphan --guess-data | xargs sudo apt-get -y remove --purge

A dica é repetir os comandos acima até que o terminal retorne que não há mais nada para apagar, por isso repita os comandos várias vezes. Opcionalmente use a interface gráfica.

Com isso você vai liberar um pouco mais de espaço no seu sistema e de quebra deixar ele um pouco mais veloz.

Até mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!