Como instalar o Steam no Ubuntu e no Linux Mint

Como instalar o Steam no Ubuntu

Jogar em distribuições Linux atualmente é algo muito simples graças ao Steam, a plataforma de distribuição de jogos da Valve. Aprenda agora a instalar o Steam no seu Ubuntu ou no Linux Mint para aproveitar os principais games para Linux.

Segundo as pesquisas da Valve, as duas distribuições Linux que mais são utilizadas na plataforma para jogar são o Ubuntu e o Linux Mint, tanto que o único formato de pacote que a Valve distribui no site da Steam para instalação é em .deb, o formato do Debian, de modo que grosseiramente este tutorial também serve para o nosso querido Debian, base do Steam OS.

Valve recomenda o Ubuntu

Como instalar a Steam no Ubuntu?

Tanto para Ubuntu, quanto para Linux Mint, o processo pode ser feito pelo terminal desta forma:

sudo apt-get install steam

Será necessário digitar a sua senha e confirmar posteriormente a instalação, preste atenção nas informações que o terminal te apresentar.

Porém, é possível instalar também sem utilizar o terminal em alguns poucos passos:

1 – Acesse o site da Steam e baixa o pacote .deb para o seu sistema. 

Download do Steam Linux

2 – Dê dois cliques no arquivo baixo e ele vai abrir com o instalador correspondente, no Ubuntu o padrão é a Central de Programas, no Linux Mint atualmente é o Gdebi.

3 – Clique em “Instalar”.

4 – Digite a sua senha de administrador.

5 – Aguarde a instalação, posteriormente você vai encontrar o Steam no menu do seu computador.

Depois da instalação, ao abrir o cliente Steam pela primeira vez, será necessário baixar uma série de arquivos complementares, o download irá acontecer automaticamente, porém, dependendo da velocidade da sua internet esta parte do processo poderá demorar mais ou menos.

Depois do download dos arquivos complementares, chegou a hora de você logar-se com a sua conta Steam, ou de criar a sua conta.

Login Steam

Depois de instalado e logado, basta começar a baixar os games grátis ou comprar alguns para você jogar.

O Steam também funciona em outras distribuições Linux, se você usa uma distro diferente de Ubuntu ou Linux Mint (ou Debian) vale a pena consultar a documentação da sua distro para averiguar qual o método de instalação recomendado.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste