TutoriaisUbuntu

Como instalar o Cinnamon 3.0 no Ubuntu 16.04 LTS e 14.04 LTS

O ambiente gráfico principal do Linux Mint recebeu uma atualização recentemente e chegou à versão 3.0. Agora você vai aprender a instalar esta versão nas duas versões do Ubuntu atuais com maior tempo de suporte.

O novo Cinnamon acompanhará o Linux Mint 18 muito provavelmente, porém, você já pode testá-lo no Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 14.04 LTS (no Ubuntu 15.10 também, na verdade), pelo que eu testei, este tutorial não funciona no Linux Mint 17.3, ou seja, se restringe apenas a estas versões do Ubuntu supracitadas.

Mudança de interface gráfica pode ser considerado um procedimento avançado, não destinado para usuários iniciantes, por este motivo, para colocar uma linha a mais de dificuldade no tutorial, vou ensinar a fazer o procedimento usando o terminal, sei que isso já afasta os mais novatos e com pouca experiência e é justamente esta a intenção, se você for novo no Linux e tem a intenção de experimentar o ambiente Cinnamon eu recomendo testar diretamente no Linux Mint.

Como você que acompanha o blog sabe, normalmente os nossos tutoriais mostram como fazer as coisas via interface gráfica preferencialmente e quando possível via comandos, mas desta vez será diferente. Vamos lá?

Abra o seu terminal

Copie e cole o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon

Atualize os seus repositórios:

sudo apt update 

E finalmente instale a nova versão do Cinnamon:

sudo apt install cinnamon 

Depois do processo ter terminado, vá até a tela de login e mude o ambiente gráfico.

Ubuntu com Cinnamon 3.0

Digite a sua senha e logue-se novamente, pronto! Você está no novo Cinnamon. Para verificar a versão você pode digitar no terminal:

cinnamon --version
Cinnamon 3.0 no Ubuntu

Outra forma de verificar a versão é através do aplicativo “Informações do sistema” que você encontra no menu:

Cinnamon no Ubuntu 16.04

O meu Cinnamon aparece assim pois eu configurei os temas, o tema padrão do Cinnamon é diferente, na opinião, muito mais feio.

Como remover a interface?

Caso você tenha tido alguns problemas ou simplesmente não quisper mais utilizar o Cinnamon, volte para a tela de login e selecione o Unity novamente, logue-se, abra o terminal novamente e remova o Cinnamon com estes comandos:

sudo apt remove cinnamon*
sudo apt remove nemo 
sudo apt install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon

Pronto, com isso você remove todo o conteúdo do PPA, porém, pode restar pastas  ocultas de configuração do Cinnamon e do Nemo na sua home que você pode remover se quiser.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!